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OBJETOS DO PAS- 2º ano

            O que significa saber? O que de fato se pode saber? Como se pode saber? Como formular um problema? Como distinguir verdade de falsidade? Como pensar com método?
            Pensar e problematizar o ser humano como um ser que deseja saber e que, para isso, pergunta e exige definições a respeito do que constitui o próprio conhecimento e seus limites.

MÚSICAS
I- I DREAMED A DREAM
·          A personagem expressa sua angústia pessoal e ingenuidade de os limites da verdade e da justiça. (p.2)
·        Discutir a indústria fibigráfica e sua influência na escuta, gostos e preferência musical do indivíduo.
·        A forma como os materiais sonoros são organizados (p.6)
·        Descreve o sofrimento da personagem Fautine que não consegue transformar sua condição social. (p.10)
·        Fantine é uma personagem que sofre os preconceitos de uma sociedade que condena a maternidade fora do casamento e que se prostitui para criar a filha. (p.17)
·      Faz referência a comportamentos, valores e ideologias da sociedade contemporânea, cujas raízes remetem ao século XIX e a formação da sociedade brasileira. (p.33)

II- BILLIE JEAN
·         Aborda temas como amor, traição, honra e fidelidade de forma irônica. (p.2)
·      Discutir a indústria fonográfica e sua influencia na escuta, gostos e preferência musical do indivíduo.
·      Exemplo da construção de idéias, valores e representações de si e do outro, bem como exemplos de uma diversidade crescente.
·         Fazer uma análise musical: padrões rítmicos e instrumentos da estrutura da canção. (p.22)
·        A eletricidade transforma as fontes sonoras e possibilita o desenvolvimento de novos instrumentos musicais e de nova estética. (p.26)
·      Faz referência a comportamentos, valores e ideologias da sociedade contemporânea, cujas raízes remetem ao século XIX e a formação da sociedade brasileira. (p.33)

III- FORRÓ CLASUDO
·         Importância do contexto social na produção e aprendizagem musical (p.4)
·         A forma como os materiais sonoros são organizados (p.6)
·         Retrata a diversidade cultural brasileira, enfatizando a função artística e social da música. (p.15)
·         Ajuda a identificar, reconhecer e compreender a diversidade cultural.(p.15)
·        Combinações de freqüência, intensidade, densidade, duração e cor produzirão músicas de diferentes estilos, tipos e gêneros, e as diversas possibilidades de combinação de freqüência.
·        Representa a diversidade regional e a identificação das manifestações musicais com o ambiente rural e urbano brasileiro. (p.31)
·      Ressaltar que a música dos séculos XX e XXI recebe influência de culturas e estilos que surgiram no século XX como ocorre com os ritmos latinos e regionais: fado, milonga, baião, etc. (p.34)

IV- NA SUBIDA DO MORRO
·         Aborda temas como amor, traição, honra e fidelidade de forma irônica. (p.2)
·         Importância do contexto social na produção e aprendizagem musical. (p.4)
·      Exemplo da construção de ideias, valores e representações de si e do outro, bem como exemplos de uma diversidade crescente. (p.12)
·         Críticas aos costumes e valores da sociedade podem ser analisadas. (p.14)
·      Discutir sobre o meio urbano, suas transformações e influências no comportamento e atitudes humanas. (p.31)
·      Faz referência a comportamentos, valores e ideologias da sociedade contemporânea, cujas raízes remetem ao século XIX e a formação da sociedade brasileira. (p.33)

V- MATANÇA
·         Aborda a questão homem e natureza. (p.3)
·        Se o ser humano é um ser racional porque a dificuldade de compreender que suas atitudes interferem na preservação ou destruição do ambiente. (p.7)
·        Discutir modelo de desenvolvimento, o padrão de consumo, a distribuição desigual de riqueza o padrão tecnológico da sociedade. (p.16)
·        Fazer uma análise da melodia e organização da estrutura da canção, com várias repetições da primeira seção antes do aparecimento de uma nova melodia.
·        Faz critica à destruição ambiental e destaca a necessidade de se desenvolver uma consciência ecológica. (p.30)

VI- DISSERAM QUE EU VOLTEI AMERICANIZADA
·         Importância do contexto social na produção e aprendizagem musical. (p.4)
·        Discutir a indústria fonográfica e sua influencia na escuta, seus gostos e preferências musicais. (p.5)
·        Exemplo da construção de ideias, valores e representações de si e do outro, bem como exemplos de uma diversidade crescente. (p.12)
·        Discutir sobre o meio urbano, suas transformações e influências no comportamento e atitudes humanas. (p. 31)
·        Faz referência a comportamentos, valores e ideologias da sociedade contemporânea, cujas raízes remetem ao século XIX e a formação da sociedade brasileira. (p.33)
·        Ressaltar que a música dos séculos XX e XXI recebe influência de culturas e estilos que surgiram no século XX como ocorre com os ritmos latinos e regionais: fado, milonga, baião, etc. (p.34)
·         Retrata o espaço social da favela, sua ética e valores, no estilo samba de breque. (p.39)

VII- VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR
·         Aborda temas como amor, traição, honra e fidelidade de forma irônica. (p.2)
·        Exemplo da construção de ideias, valores e representações de si e do outro, bem como exemplos de uma diversidade crescente. (p.12)
·         Critica aos costumes e valores da sociedade podem ser analisados. (p.14)
·        Aborda aspectos temáticos e estéticos e oferece visão ampla mudança que as produções artísticas podem registrar. (p.15)
·        A eletricidade transforma as fontes sonoras e possibilita o desenvolvimento de novos instrumentos musicais e de nova estética. (p.26).

VIII- FADO TROPICAL
·         Aborda a questão homem e natureza. (p.3)
·        Visto como forma de expressão de crítica aos valores sociais e de classe e pode retratar estruturas sociais e políticas de diferentes épocas, revela uma sociedade em formação. (p.11)
·         Critica aos costumes e valores da sociedade podem ser analisados. (p.14)
·        Aborda aspectos temáticos estéticos e oferece visão ampla mudança que as produções artísticas podem registrar. (p.15)
·        Discutir sobre o meio urbano, suas transformações e influencias no comportamento e atitudes humanas. (p.31)
·        Faz referência a comportamentos, valores e ideologias da sociedade contemporânea, cujas raízes remetem ao século XIX e a formação da sociedade brasileira. (p.33)
·        Ressaltar que a música dos séculos XX e XXI recebe influência de culturas e estilos que surgiram no século XX como ocorre com os ritmos latinos e regionais: fado, milonga, baião, etc. (p.34)
·        Expressa no estilo e na temática, a relação Colônia e Corte Portuguesa e as inter-relações políticas e culturais entre os dois países. (p.38)

IX- MILONGAS PARA AS MISSÕES
·         Importância do contexto social na produção e aprendizagem musical. (p.4)
·         A forma como os materiais sonoros são organizados (p.6)
·         Retrata a diversidade cultural brasileira, enfatizando a função artística e social da música. (p.15)
·         Ajuda a identificar, reconhecer e compreender a diversidade cultural. (p.15)
·        Combinações de freqüência, itensidade, densidade, duração e cor produzirão músicas de diferentes estilos, tipos e gêneros, e as diversas possibilidades de combinação de freqüência. (p.28)
·        Representa a diversidade regional e a identificação das manifestações musicais com o ambiente rural e urbano brasileiro. (p.31)
·        Ressaltar que a música dos séculos XX e XXI recebe influência de culturas e estilos que surgiram no século XX como ocorre com os ritmos latinos e regionais: fado, milonga, baião, etc. (p.34)

X- QUERERES
·         Aborda temas como amor, traição, honra e fidelidade de forma irônica. (p.2)
·        Exemplo da construção de ideias, valores e representações de si e do outro, bem como exemplos de uma diversidade crescente. (p.12)
·         Ajuda a identificar, reconhecer e compreender a diversidade cultural.(p.15)
·        Identificar citações e referenciais a gêneros musicais exige familiaridade com os materiais sonoros que caracterizam o discurso musical. (p.20)

XI- PARA TI PONTA PORÃ
·         Importância do contexto social na produção e aprendizagem musical. (p.4)
·         A forma como os materiais sonoros são organizados. (p.6)
·         Retrata a diversidade cultural brasileira, enfatizando a função artística e social da música. (p.15)
·         Ajuda a identificar, reconhecer e compreender a diversidade cultural.(p.15)
·        Combinações de freqüência, intensidade, densidade, duração e cor produzirão música de diferentes estilos, tipos e gêneros, e as diversas possibilidades de combinação de freqüência.
·        Representa a diversidade regional e a identificação das manifestações musicais com o ambiente rural e urbano brasileiro. (p.31)
·        Ressaltar que a música dos séculos XX e XXI recebe influência de culturas e estilos que surgiram no século XX como ocorre com os ritmos latinos e regionais: fado, milonga, baião, etc. (p.34)

XII- ROCK DAS CACHORRAS
·         As formas como os materiais sonoros são organizados (p.6)
·        Exemplo da construção de ideias, valores e representações de si e do outro, bem como exemplos de uma diversidade crescente. (p.12)
·         Critica aos costumes e valores da sociedade podem ser analisados (p.14)
·        Aborda aspectos temáticos e estéticos e oferece visão ampla mudança que as produções artísticas podem registrar. (p.15)
·        A eletrecidade transforma as fontes sonoras e possibilita o desenvolvimento de novos instrumentos musicais e de nova estética. (p.26)
·        Combinações de freqüência, intensidade, densidade, duração e cor produzirão músicas de diferentes estilos, tipos e gêneros, e as diversas possibilidades de combinação de freqüência. (p.28)
·        Discutir sobre o meio urbano, suas transformações e influências no comportamento e atitudes humanas. (p.31)
·        Faz referência a comportamentos, valores e ideologias da sociedade contemporânea, cujas raízes remetem ao século XIX e a formação da sociedade brasileira. (p.33)
                     
OBRAS LITERÁRIAS
I-    DOM CASMURRO
            Reflexões a respeito dos limites do conhecimento angustiam também os personagens Bento Santiago e Capitu, na obra D.Casmurro, de Machado de Assis.
            Contribuem para o exercício de análise da estrutura textual, assim como da diversidade textual, a leitura do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. É uma oportunidade de observar além dos fatores de liberdade, as relações entre história e ficção, entre a biografia real e romanceada e focalizar uma sociedade que vive de aparências.
            É necessário proceder a análise contextualizada de cada parte de um objeto, para que se entenda sua estrutura, além de construir e reconstruir significados, estabelecendo relações de  múltiplas naturezas, Por exemplo, podemos perceber relações na construção do discurso em D.Casmurro, de Machado de Assis, nos aspectos estilísticos e nas reflexões a respeito da arte de escrever,durante a narrativa.Haveria relação entre a proposta empirista de Locke e da dúvida machadiana?

II- CONSTITUIÇÃO ARTIGOS DO 6° AO 11°
            Cabe indagar, quais teriam sido os impactos da Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão (Assembeia Nacional Constintuinte, França, 1789) na vida dos sans-culottles e os impactos da constituição federal, capítulo II, direitos sociais fundamentais  Artigos do 6º ao 11º (congresso Nacional Constituinte Brasil,1988), na vida dos excluídos, das minorias no Brasil. Contrastes e  conflitos  entre classes sociais no período de formação do capitalismo.
Como explicar a desigualdade social brasileira a partir de diferentes enfoques sociológicos: dialético, funcionalista e compreensivo? Ainda no contexto social brasileiro, deve-se questionar a respeito da relação do indivíduo com as mudanças microssociológicas que afetam seu cotidiano no que se refere à vida familiar, ao casamento, à sexualidade, aos relacionamentos amorosos, à comunicação interpessoal, aos modos de interação e diversão. Essas mudanças estão ilustradas nas obras: O Jantar, de Jean- Baptiste Debret, Um Tarde Na Grande Jatle, de George Seurat, O Retrato  de Adele Block Bauer, de Gustavo Klint e na obra Missamóvel , de Nelson Leiner.
            As áreas do conhecimento podem colaborar para a formação de uma autoconsciência do indivíduo  sobre os processos que o determinam e suas possibilidades de autonomia pessoal e coletiva.
            Nas obras Nu Feminino, de Rafael Frederico, 1896, Retrato de Negro, de Lins Frederico da Silva, na série Metamorfose Cultural, de Nelson Scienci, O Torso de Adele, de Auguste Rodin, Valentina, de Vick Muniz, e nos objetos em estilo Art Nouveau, no século xix, bem como em músicas como Billie Jean-Michael Jackson; Dizem que fiquei Americanizada, interpretada por Carmen Miranda; Subida do Morro de Moreira da Silva, Rock das Cachorras, de Léo Jaime, interpretada por Eduardo Dusek, Você não soube me amar, música interpretada por Blitz e Quereres música interpretada por Caetano Veloso, encontram-se exemplos dessa construção de idéias ,  valores e representações de si e do outro, bem como exemplos de uma diversidade crescente.

III-   ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO
            Qual foi o papel de Locke para a Ciência e a Filosofia de sua época? Na perspectiva empirista daquele pensador, qual seria o papel da investigação nas ciências? A ciência constrói modelos com intenção de compreender a realidade modelos de ligações e interações químicas. Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência, entre tantos outros que auxiliam o entendimento e das propriedades dos materiais.
            Para John Locke, no Ensaio Sobre o Entendimento Humano, a matemática tem sim um status especial porque é a ciência por excelência, na medida em que suas conclusões podem ser demonstráveis somente pelo uso da mente sem a necessidade de conformação com uma dada realidade, como é o caso das ciências empíricas, dependentes de observações e conclusões. Ela é a linguagem das ciências empíricas, dependentes de observações e conclusões. Ela é a linguagem das ciências e assim o instrumento com o qual os homens esculpem, modelam, transformam a natureza.
            Na tentativa de explicar o mundo invisível da matéria , os antigos pesquisadores e os cientistas elaboraram modelos, os quais não correspondem à forma real da matéria, mas, supostamente, aproximam-se dela na medida em que são aperfeiçoados. É importante, pois nesta etapa, o entendimento da evolução do modelo atômico, começando pelos gregos, quatrocentos anos antes de Cristo, passando por Dalton, Thomson e terminando no modelo de Rutherford, aprimorado por Bohr.
            A modelagem matemática aplica-se à resolução de problemas. Um dos modelos tratados refere-se a problemas cujas variáveis estão relacionadas por um sistema de equações lineares.
            O que é a linguagem matemática? O que é a modelagem pela matemática? É possível modelar qualquer problema com Matemática?
            Para Locke, no Ensaio Sobre o Entendimento Humano, a matemática tem sim um status especial porque é a ciência por exelência, na medida em que suas conclusões podem ser demonstráveis somente pelo uso da mente sem a necessidade de conformação com uma dada realidade, como é o caso das ciências empíricas, dependentes de observações e conclusões. Ela é a linguagem das ciências e assim o instrumento com o qual os homens esculpem, modelam, transformam a natureza.
Quanto a procedimentos científicos e métodos destacam-se outros aspectos, com atenção especial às distorções na difusão  científica, ou seja à concepções de ciência como saber privilegiado, tratado de modo dogmático e não-crítico; a visão de ciência como construção de saberes tecnológicos.
            Para reflexões nessa perspectiva, torna-se paradigmática a obra ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO, do inglês John Lockey publicada em 1690, precisamente em sua primeira parte, destinada à crítica do inatismo cartesiano.

IV-   OS MISERÁVEIS
Há questões teológicas e religiosas orientadas pela perspectiva de que o corpo e alma se completam, e a alma imortal anseia por Deus. Como formular um problema? Como pensar com método?
Esses questionamentos estão presentes no livro Os Miseráveis, no qual a possível descoberta da verdade acompanha a angústia, o personagem Jean Valjean. Na adaptação para o teatro, na versão Musical, Les Miserables, 1980, de Alain Boublit com música de Claude-Michel Schonberg, destacamos a canção I DREAMED A DREAM interpretada por Susan Boyle em que a personagem Fantine expressa sua angústia pessoal e ingenuidade diante do limite da verdade e da justiça.
Qual seria o papel do indivíduo no processo de mudança social? Como ele faz  a história? Em que condições? Estas questões podem ser exemplificadas em Os Miseráveis, e nas suas adaptações cinematográficas, nas quais, os diretores mostram o sofrimento estampado nos rostos de diversos personagens ao constatar que somente eles mesmos poderiam modificar a situação na qual viviam. Na adaptação para o teatro na versão musical, Les Miserábles, e relatam a luta de Jean Viljean para provar sua honestidade e mudança para a vida. Mostra na música I DREAMED A DREAM, o sofrimento da personagem Fantine que não consegue transformar sua condição social.
A partir de Os Miseráveis, é possível indagar quais as mudanças e permanências podem ser identificadas quando se comparam a situações de Jean, Fantini e Cosette com aquelas dos indivíduos retratados nos vídeos: Quem são eles? (Índios no Brasil) Quanto vale ou é por quilo? Invasores ou Excluídos?
Na obra OS Miseráveis, há uma representação da sociedade européia do século XIX. A canção  I DREAMED  A DREAM , e o musical LE MISERABLES, é um solo de Fantine, personagem feminina que sofre os preconceitos de uma sociedade que condena a maternidade fora do casamento e que se prostitui para criar a filha. Será possível utilizar essa representação para analisar a sociedade atual? Como hoje estão postas as questões relacionadas à sexualidade, reprodução e matrimônio? E as lutas de classe na contemporaneidade?  Como classificar e nomear os diferentes grupos sociais ? Com que critérios? Podemos refletir sobre tais questões a partir dos vídeos. Quem são eles? Quanto vale ou é por quilo? Invasores ou excluídos.
Em Os Miseráveis encontram-se imagens do contraste e dos conflitos entre classes sociais no período de formação do capitalismo. Como esse cenário se relaciona com o Brasil da época? É possível reconhecer hoje, no Brasil, características da estrutura social mostrada na obra? Pode-se constatar a apropriação social dos resultados dessas novas.
O fenômeno histórico da Revolução Industrial estimulou a busca de novas fontes de matéria- prima e energia. O carvão, a eletricidade e o petróleo surgem como importantes fontes de energia, constituindo-se também fontes de poder, disputas comerciais e conflitos relacionados às potências imperialistas.
No teatro, a utilização da energia elétrica alterou profundamente a criação dos espetáculos.
Na obra Os Miseráveis, pode-se  constatar a apropriação social dos resultados dessas novas fontes de energia acontecendo de forma contraditória e desigual. Constata-se ainda que aquele momento histórico-cultural  proporcionou , também, o surgimento de novas manifestações artísticas em contraponto a produção em série.
Em uma comparação do Brasil com a Europa apresentada por Victor Hugo, em Os Miseráveis percebe-se que, enquanto aquele continente já se encontrava na segunda Revolução Industrial, entrando no capitalismo monopolista, e desenvolvia novas tecnologias de produção e de fontes energéticas, o Brasil permanecia tecnicamente atrasado, com uma economia agro-exportadora e sob o poder de uma aristocracia rural e escravagista. Que relações há entre o processo de emigração européia e a construção do espaço brasileiro?

V-      OTELO
Reflexões a respeito dos limites do conhecimento angustiam os personagens Otelo e Iago, se deixaram dominar por suas fraquezas e por elas mataram e morreram. Mas, e no nosso cotidiano, onde estão as vitimas de calúnias como Desdêmona? Até que ponto as angústias desses personagens se referem apenas à sua individualidade? O que os personagens conheciam? Quais as relações entre conhecimento e poder?
O que é verdade? O que é verdade científica? Como a ciência é produzida? Como ela é difundida? O que a distingue das demais formas de conhecimento?Ela é neutra e objetiva? Que limites há entre ficção e realidade?

VI- ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL 2008.
No Almanaque Brasil Socioambiental 2008, a temática ambiental e trabalhadora numa ótica que leva o leitor a relacionar o consumismo com uma mudança cultural, via processo de massificação, com conseqüências socioambientais. Por isso, torna-se tão urgente discutir o modelo de desenvolvimento, o padrão de consumo, a distribuição desigual de riqueza e o padrão tecnológico da sociedade.
Qual a importância da compreensão da biodiversidade para que garanta uma convivência racional com os demais seres vivos? Com qu e seres vivos dividimos a biosfera? Qual a forma de se entender a biodiversidade?
A conservação do ambiente está relacionada à preservação da biota sobre o planeta. É fundamental uma sistematização na abordagem dos seres vivos, para que se possam definir metas de desenvolvimento sustentável.
A obra ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL 2008 estimula debates emergenciais relacionados à necessidade de conscientização de que a biota em que os humanos vivem é essencial à sustentabilidade do Planeta.
Os seres humanos são parte do mundo natural e compartilham a biosfera. Por conseguinte, a história é a história da transformação permanente e acumulativa da natureza em sociedade, por meio do trabalho. Quem atua sobre o substrato natural e o transforma em meio técnico e em meio científico e informacional é um ser social, como é possível verificar e no ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL 2008.
Se o ser humano é um ser racional, caberia em nossos tempos, mais uma indagação. Por que a dificuldade de compreender que suas atitudes interferem de forma decisiva na preservação ou destruição do ambiente? Essas reflexões emergem do desenvolvimento e salientam a problemática do ecologicamente sustentável abordada no Almanaque Brasil Socioambiental 2008.

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