Notícias

OBJETOS DO PAS- 3º ano

3° ETAPA DO PAS
Compreender a complexidade do ser humano em suas possibilidades de projetar a própria existência, além de poder definir princípios e problemas inerentes ao conhecer e ao saber, implica a tarefa de projetar a existência de modo conjuntivo, coletivo, ou seja, como espécie de seres que agem e interagem por serem humanos.  Compreender a complexidade do que é ser humano inclui, também, pensar nas seguintes questões: O que se pode fazer com o que fizeram de nós? O que fizemos com o que nos trouxeram? De que nos alimentamos culturalmente? Que valores devem orientar nossas ações? O que é moral? O que é política? O que é ser correto e ser justo no mundo contemporâneo? Como valorar? O que significam justiça, solidariedade, prudência, honestidade, responsabilidade, autonomia e liberdade nos dias atuais?

MÚSICAS
I-    TROPICALIA
·         Contraste da cultura brasileira
·         Ressignificação do movimento tropicalista
·         Questões relativas à ação do artista e da arte no aspecto cultural da sociedade.

II- PARABOLICAMARÁ
·         Contrastes da cultura brasileira
·         Ressignificação do movimento tropicalista
·         Questões relativas à ação do artista e da arte no aspecto cultural da sociedade.

III-   PODRES PODERES
·         Discutir a ironia, crítica e os valores éticos. (p.4)
·         Relação do indivíduo com os poderes constituídos. (p.10)

IV-   QUE PAÍS É ESSE?
·         Ironia crítica aos valores éticos. (p.4)
·         Relação do indivíduo com os poderes constituídos. (p.10)

V- JESUS CHRIST SUPERSTAR
·         O musical apresenta personagens realistas que vivenciam conflitos políticos e pessoais. Apresenta um olhar moderno e crítico sobre a última da vida de Jesus. (p.4)
·         Combinação de Rock com música de concerto.

VI-   PEGA LADRÃO
·         Conclama o interlocutor a posicionar-se diante da corrupção. (p.5)

VII-     CAÇA E CAÇADOR
·         Diferenciar a estrutura de uma música popular de uma sonata romântica. (p.18)

VIII-  ROSAS
·         Enfatiza a violência praticada contra as mulheres, fato observado em diversas culturas. (p.13)

IX-   APASSIONATA
·         Repertório preferido pelo personagem Menandro Oliveira de Incidente em Antares. (p.13)

X-      SUÍTE DOS PLANETAS
·         Inspirado na mecânica celeste. (p.22)

OBRAS LITERÁRIAS
I-    INCIDENTE EM ANTARES.
Oferece elementos para análise de valores e ideologias hegemônicas na sociedade. Como os acontecimentos anteriores e posteriores à Semana de Arte Moderna de 1922 contribuem para pensar os valores e ações humanas?   O foco ético-político possibilita  a reflexão não apenas a respeito dos valores que , as ações das pessoas em particular, mas dos membros de sociedades  inteiras e grupos de interesses como, por exemplo, aqueles que direcionam o uso das ciências e suas aplicações nas corporações voltadas para as novas tecnologias da informação e da comunicação em tempo real, a biotecnologia, as tecnologias espaciais e nucleares.
Faz-se necessário refletir, também, sobre o  sentido histórico dos valores e os valores dominantes, bem como sobre as diferenças econômicas e as diferenças intra-humanas, a valorização de alguns saberes em detrimento de outros, a complexidade dos problemas que as novas tecnologias geram, convocando todos os saberes a contribuir para as soluções. A relação entre o teórico e o  prático, o vivido e o estudado, o decidido e o possível está em aberto. Por exemplo, a necessidade de criação dos números complexos, em contraposição à crença anterior na suficiência dos números reais, ressalta a demanda de permanente revisão da ciência. Dessa necessidade, obteve-se novo conhecimento que possibilitou a resolução de equações.
A obra ilustra como se organizam, na história brasileira do século xx, as relações sociais, culturais e políticas no meio em que os indivíduos estão inseridos, e possibilita análise de uma anatomia da sociedade local e universal.
Ao lado dos gêneros textuais, há os gêneros musicais, que refletem  manifestações e escolhas de diferentes grupos sociais, raciais, culturais, religiosos e retroalimentam-se deles. No romance Incidente em Antares, o personagem    Menandro Olinda é um pianista erudito, com repertório fundamentalmente clássico-romântico, que tem predileção pela sonata Appassionata , de Beethoven.
As relações que ocorrem dentro das diversas estruturas são as mais variadas, assim como são diversos os tipos de estrutura. Por exemplo, a obra Incidentes em Antares, de Érico Veríssimo, entrelaça elementos da estrutura ficcional da narrativa (enredo, espaço, tempo, personagens, acontecimentos) coma história política brasileira.               
        
II-      VESTIDO DE NOIVA
Vestido de Noiva, em1943, de Nelson Rodrigues, dirigida pelo polonês Ziembinski,que veio para o Brasil, fugindo da Segunda Guerra Mundial, com a cenografia do artista plástico  Santa Rosa. Juntos, fizeram dela um marco da modernização  do teatro brasileiro, apontando fagulhas de uma estética moderna, questionadora, subjetiva. À época, já foi considerada uma obra aberta , pois permitia ao espectador ampliar interpretações e significados, dava aos atores maior liberdade na arte de interpretar, algo impensável para os padrões estéticos até então. A obra também estimula questionamentos a respeito da consciência da existência humana e da  moral, da sociedade e da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário