Notícias

Sistema nervoso dos vertebrados


                O sistema nervoso dos vertebrados pode ser dividido em sistema nervoso central e periférico. O sistema nervoso central se constitui do cérebro e da medula espinhal. A grande maioria dos corpos celulares e a maioria dos dendritos e axônios estão no sistema nervoso central e pertencem a interneurônios. Como estes neurônios passam a informação de um para o outro, a informação sensorial é integrada: é comparada, modificada, adicionada ou suprimida, determinando a resposta apropriada às condições existentes. Só para citar um exemplo, sua resposta a um pedaço de bolo depende do quão cheio está o seu estômago e de quão delicioso ele parece, de quão bem ele cheira, entre outros fatores.


  
            No sistema nervoso humano, algumas destas atividades acontecem de forma automática, outras são feitas por "centros superiores", partes do sistema nervoso onde chegam os estímulos sensoriais e nossos próprios pensamentos e emoções deliberam sobre um tipo de resposta ou outro. A ciência ainda não sabe se outros animais também têm funções conscientes em seus sistemas nervosos.

           O cérebro é protegido pelo crânio, e a medula espinhal pela coluna vertebral. Dentro desta proteção óssea, tanto o cérebro quanto a medula são protegidos por três camadas de membranas, as meninges. Inflamações nas meninges, as meningites, são em geral doenças muito sérias, já que elas estão muito próximas aos tecidos nervosos.

  
        O sistema nervoso periférico conecta o sistema nervoso central com o resto do corpo, incluindo os órgãos sensoriais que por sua vez estão em contato com o resto do mundo. Ele consiste de nervos, feixes de axônios ligados por tecido conectivo e gânglios periféricos, junções de corpos celulares fora do sistema nervoso central.

  
       O sistema nervoso periférico tem duas partes, que têm diferentes papéis. O sistema nervoso somático, que contém tanto neurônios motores quanto sensoriais. Ele controla a musculatura esquelética, que é aquela que utilizamos ao correr, sorrir, cantar ou desenhar. O sistema nervoso autônomo contém apenas neurônios motores. Ele controla músculos e glândulas que usualmente estão fora de nosso controle. Estes efetores controlam coisas como a pressão cardíaca e os movimentos do alimento no trato digestório.          

Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário