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O cineclube nas escolas


No ambiente escolar, a atividade cineclubista pode assumir diversas funções. Uma delas é aproveitar os temas dos filmes para se trabalhar as disciplinas do currículo. Além disso, pode trazer interessantes discussões para a sala de aula, incentivando os alunos a dar opiniões e ouvir e respeitar as idéias dos colegas, mesmo que sejam diferentes das suas.
Outra interessante possibilidade de trabalho é abrir a escola para a comunidade do entorno, tornando-a não só um centro de ensino, mas um centro de convivência – cultural e de entretenimento. A partir daí, as pessoas podem se tornar mais atentas aos acontecimentos e interessadas em propor alternativas, colaborando para a mudança da sua qualidade de vida e do seu coletivo.
Quando relacionamos os programas ao currículo escolar, deve-se ter o cuidado de abordar temas complementares ao processo de aprendizado. Também é importante que o professor assista aos filmes antes e, ao apresentá-los para a turma, aponte os pontos em que os alunos devem prestar mais atenção. Não é recomendado fazer comentários durante a projeção. Promova um debate após a sessão.
Quando existir um cineclube em cada escola, a produção audiovisual brasileira estará plenamente à disposição de todos os brasileiros.

Fonte: programadorabrasil.org.br

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