Notícias

"The fattest are not the fittest"



Mas nosso mundo é outro. Dominado pela ciência e pela tecnologia, ninguém acredita mais em fim de mundo ao estilo das profecias de Nostradamus. A Terra não vai acabar com tsunamis e terremotos, embora exista a remota possibilidade de um meteoro gigante chocar-se contra ela. Parece que isso já aconteceu uma vez. Existe, inclusive, a conjetura de que os dinossauros desapareceram em consequência de tal catástrofe. Esse jeito de a Terra acabar não é impossível de acontecer.
Os dinossauros nunca imaginariam o seu próprio fim. Pensavam que, se alguém desapareceria, seriam as lagartixas, fraquinhas, pequenininhas, molinhas; não eles, fortões, grandões, durões. É certo, científico, que os mais aptos são aqueles que têm mais chances de sobreviver. Mas é errado associar tamanho com aptidão. “The fattest are not the fittest” (“os mais gordos não são os mais aptos”): foi assim que o cientista indiano C. T. Kurien resumiu, de forma humorística e cientificamente precisa, a sua teoria da sobrevivência (KURIEN, 1979).
Mas com tanta desgraça acontecendo, tsunamis submergindo ilhas, vendavais arrancando árvores, cidades sepultadas em neve, terremotos destruindo e matando centenas de milhares de pessoas e um calor como nunca antes visto, é inevitável imaginar que um fim se aproxima. E a gente religiosa se pergunta “o que é que Deus está fazendo? Pois ele não sabe tudo com antecedência e pode fazer o que quiser? Bastaria piscar um olho para evitar a catástrofe! Será que ele deixou de gostar da gente? Abandonou as grávidas, os nenezinhos, os velhos? Estamos órfãos nesse universo sem fim? Ou será que ele ficou fraquinho, sem forças para parar tsunami e terremoto, embora queira?” Mas essas dúvidas e perguntas são demais para mim…
É possível que a Terra termine de um outro jeito, ou de outros jeitos… Nesses outros jeitos os cientistas acreditam. Não só acreditam como até fazem previsões matemáticas…
Referência
KURIEN, C.T. “A third world perspective”. In: Faith and science in unjust world: report of the World Council of Churches - Conference of Faith, Science and Future, 1979. v. 1, Plenary Presentations. Editada por Roger L. Shin. 220-25. 1980.

Fonte:  blog do Rubem Alves   http://blog.educacional.com.br/rubem_alves/the-fattest-are-not-the-fittest/

Nenhum comentário:

Postar um comentário