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OBJETOS DO PAS- 1º ano

 1° ETAPA DO PAS.
O que é ser humano? Todas as pessoas são seres humanos? O que nos torna diferentes dos seres não-humanos? O que nos aproxima dos outros seres vivos e nos distingue deles?  O que é mundo? Por que somos capazes de formular questões dessa natureza?

MÚSICAS
1-   O HINO DE DURAN
·           Questões que remetem a “Como nos tornamos o que somos?” (p.4)
·           Pensar a existência como é dada, a partir da qual são feitas escolhas que constituíram a essência da pessoa, histórica, temporal, singular (p.4)
·           Ser histórico inserindo no processo de formação das identidades nacionais, transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias desde o início dos tempos modernos. (p.11)
·           Essas transformações (item III) e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do individuo como ser social inserido em um grupo. (p.12) 
·           O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.

2- O CASAMENTO DOS PEQUENOS BURGUESES
·         Questões que remetem a “como nos tornamos o que somos”? (pag.4)
·           Pensar a existência como é dada, a partir da qual são feitas escolhas que constituíram a essência da pessoa, histórica, temporal, singular (pag.4)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias desde o início dos tempos modernos (pag.11)
·           Essas transformações (item III) e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo. (pag.12)
·           O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (pag.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas (pag.9)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (pag.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo. (pag.12)

3-   SE EU FOSSE O TEU PATRÃO
·           Questões que remetem a “Como nos tornamos o que somos?” (p.4)
·           Pensar a existência como é dada, a partir da qual são feitas escolhas que constituíram a essência da pessoa, histórica, temporal, singular (p.4)
·           Ser histórico inserindo no processo de formação das identidades nacionais, transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias desde o início dos tempos modernos. (p.11)
·           Essas transformações (item III) e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do individuo como ser social inserido em um grupo. (p.12) 
·           O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.

4- EU NASCI COM FAMA
·           Questões que remetem a “Como nos tornamos o que somos?” (p.4)
·           Pensar a existência como é dada, a partir da qual são feitas escolhas que constituíram a essência da pessoa, histórica, temporal, singular (p.4)
·           Ser histórico inserindo no processo de formação das identidades nacionais, transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias desde o início dos tempos modernos. (p.11)
·           Essas transformações (item III) e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do individuo como ser social inserido em um grupo. (p.12) 
·           O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.
·           As escolhas em sempre se ligam a critérios musicais, mas ao que a música representa para si ou para o grupo sociocultural em que se inserem.

5- EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS
·           Questões que remetem a “Como nos tornamos o que somos?” (p.4)
·           Pensar a existência como é dada, a partir da qual são feitas escolhas que constituíram a essência da pessoa, histórica, temporal, singular (p.4)
·           Ser histórico inserindo no processo de formação das identidades nacionais, transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias desde o início dos tempos modernos. (p.11)
·           Essas transformações (item III) e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do individuo como ser social inserido em um grupo. (p.12) 
·           O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.

6-VIOLEIRA
·           Questões que remetem a “Como nos tornamos o que somos?” (p.4)
·           Pensar a existência como é dada, a partir da qual são feitas escolhas que constituíram a essência da pessoa, histórica, temporal, singular (p.4)
·           Ser histórico inserindo no processo de formação das identidades nacionais, transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias desde o início dos tempos modernos. (p.11)
·           Essas transformações (item III) e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do individuo como ser social inserido em um grupo. (p.12) 
·           O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.
·           Qual o papel da mulher? Qual o papel do homem? Questionar a imagem da mulher no Brasil remete-nos às etnias (indígenas, africanas e européias) que nos constituíram. Que papéis exercem as mulheres brasileiras? Como a mulher se vê.

7- DAQUI PRA FRENTE
·         Aspectos existenciais, éticos e afetivos vistos no contexto da adolescência (p. 6)
·           Adolescência fase marcada por escolhas feitas por alguém que não se reconhece ainda como adulta, mas que já tem certeza da que não é mais criança (p.6)
·         O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·        Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·        Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.
·         Relação entre cultura e identidade transcende os limites temporais na música.

8- CEDO OU TARDE
·         Aspectos existenciais, éticos e afetivos vistos no contexto da adolescência (p.6)
·        Adolescência fase marcada por escolhas feitas por alguém que não se reconhece ainda como um adulto, mas que já tem certeza que não é mais criança (p.6)
·         O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.12)
·        Divisão de tarefas gera desigualdade, na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas (p.9)
·         Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais...
·         Transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·      Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo (p.12)

9- PRO DIA NASCER FELIZ
·         Aspecto que colabora para as boas condições da vida humana é a conscientização (p.28)
·      Perspectiva do desenvolvimento ecologicamente sustentável, do manejo de biomas/ecossistemas (p.32)
·        Compreensão dos elementos de continuidade e ruptura na formação das sociedades nas dimensões sociais, econômicas, culturais e políticas (p.35)
·      Diferença de que a diferença entre arranjos do meio geográfico vem da lógica global que e a acaba por si impor a todos os territórios e a cada um (p.42)
·         O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·      Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·      Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.

10- ÓPERA CARMEM
·           O indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores (p.9)
·           Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·           Ser histórico inserido no processo de formação das identidades nacionais: transformações científicas, culturais, religiosas, tecnológicas, artísticas e literárias (p.11)
·           Essas transformações e alguns aspectos que contribuem para a compreensão do indivíduo como ser social inserido em um grupo.

11- BACHIANA N° 4 (Heitor -Lobos)
·        A estrutura pode ser percebida e analisada a partir da identificação de partes contrastantes da(s) obra(s). As diferenças podem ser apreendidas ao observarmos parâmetros sonoros como textura, andamento, ritmo e instrumentação (p.20)
·         Relação entre cultura e identidade transcende os limites temporais na música.

12-SWEET LULLABY
·      Com o advento da globalização e da mistura de estilos musicais torna a classificação destas músicas difícil e até desnecessária. Rock ou pop? Sertaneja ou caipira? Música de concerto, folclórica ou popular? Classificar ou rotular? (p.20).
·      Equilíbrio estético e formal na musica, que deve ser analisado considerando as referências estéticas da sociedade em diferentes lugares e momentos históricos.
·      Equilíbrio é especialmente importante arranjo e na orquestração de grupos musicais de acordo com seus timbres (metais, madeiras, cordas, percussão, função: solista ou acompanhamento) e extensão das vozes (soprano, contralto, tenor e baixo). (p.28)

13- O MALANDRO
·      Divisão de tarefas gera desigualdade na apropriação, ou dos resultados, ou seja, renda e aquisição de bens em qualidade e quantidades distintas. (p.9)
·        Relação entre cultura e identidade transcende os limites temporais na música.

OBS: As músicas: O Hino de Duran, O Casamento dos Pequenos Burgueses, Se eu fosse o teu patrão e O Malandro fazem parte da Ópera do Malandro de Chico Buarque.

OBRAS LITERÁRIAS
I- ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA
No aspecto de vida e do entendimento da atitude existencial como realidade pelas quais somos responsáveis. O cuidado consigo mesmo como aspecto da realidade e da autonomia, a relação com as pessoas no que diz respeito ao corpo, a gravidez precoce, à interrupção de gravidez, à nutrição, ao uso de drogas,à intimidade, à afetividade, à violência, ao racismo, à  sensibilidade, à criatividade, à  gestualidade e à sexualidade;
Estas questões devem ser discutidas a partir da leitura do Artigo 5  da constituição da República Federativa do Brasil, 1988. As discussões que remetem essas questões são enriquecidas com referências as espetacularidades cênicas, ao baile funk, ao estilo musical Kuduro, as festas rave, ao jeito de ser emo, à cultura hip hop.
Enfim, a existência, a coletividade, a compreensão, a busca da autocompreensão. Nos grupos humanos, o indivíduo desenvolve seus papéis de acordo com normas, regras e valores.  Valores do mundo ocidental. Que papéis desempenham os movimentos sociais na construção dos sistemas políticos? Que fatores geram desequilíbrio e desigualdade social?  As sociedades aparentemente  equilibradas foram socialmente justas?
Os problemas de aplicação dos princípios da divisibilidade de números inteiros, dentre outros problemas nos quais se apliquem raciocínios lógicos elementares, e os que envolvem a matemática financeira.
O espaço geográfico é produto social, histórico e político. As classes sociais, inevitavelmente, demonstram contradições e desigualdades

II- A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS
Oferece elementos para a compreensão da relação do ser humano com o meio, contextualizando-se em questões éticas e existenciais.
            A reflexão do ser humano um ser singular , ele com situações limites, vida, morte, existência, essência, natureza, cultura, determinismo, liberdade, afetividade, sensibilidade, autonomia, ética. Questiona se a sociedade foi equilibrada socialmente de maneira justa?
            A compreensão dos problemas ambientais urbanos. O aumento no ritmo de crescimento das cidades, a distribuição do fenômeno urbano pelos continentes, o desenvolvimento das metrópoles modernas e a expansão da urbanização configuram o ambiente que mais expressa a intervenção humana no meio natural.

III- ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL-2008
            Construção da Cidadania
            O ser humano pode se afirmar superior aos outros seres vivos? Que direito lhe permite dispor de outras formas de vida? Qual o lugar na natureza e sua responsabilidade diante dela? Em que medida o especismo pode ser um preconceito? Como é atribuído o valor da vida humana? Como os seres humanos se tornam seres singulares? O que significa ter um projeto de vida?
            Mostra-nos por meio de tabelas, gráficos e mapas, algumas faces da distribuição desigual na sociedade brasileira. O reconhecimento que o ecossistema é o ambiente básico de interação entre os seres vivos. Questões imprescindíveis para a construção da cidadania, que podem estimular as  pessoas a se empenhar cada vez mais ativamente na tarefa de garantir situações de sustentabilidade. Como formou a ideia de Ocidente? Que permanências culturais, gregas, africanas, árabes e renascentistas nas sociedades ocidentais? Que elementos indígenas e africanos constituem a nossa identidade? Buscar as origens dos diversos grupos étnico-sociais, contribuições para as múltiplas áreas do conhecimento.
            Pesquisar a  organização dos povos indígenas no período pré-cabralino (anterior à invasão portuguesa) sua territorialidade, modos de vida, cosmovisão, religiosidade, hábitos alimentares e cultura medieval

IV- O DISCURSO DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA – Etienne de La Boetre
            O questionamento do que é o ser humano?
            O que difere o ser humano de outros seres?
            Vivemos em constante transformações. O ser humano implica ser singular, ter capacidade de pensar a respeito disso e encontrar caminhos para a inserção no mundo a partir de um projeto de existência.
            A formação de uma autoconsciência do indivíduo sobre os processos que o condicionam e sobre suas possibilidades de autonomia pessoal e coletiva.
            É necessário confrontar o processo de estudo científico com o pensamento religioso, com os movimentos de contestação e ruptura e com os fundamentos ideológicos da Igreja Católica nos séculos XIV ao XVI. É importante considerar o Renascimento como um momento da Transição do Teocentrismo medieval para o antropocentrismo moderno.

V- CARTAS CHILENAS - Tomás Antônio Gonzaga
Oferecem elementos para a compreensão da relação do ser humano com o meio, contextualizando-se em questões éticas e existenciais.
            O entendimento da constituição das diferentes estruturas socioeconômicas, culturais e políticas  vigentes passa pela comparação entre elas, localizando- as no espaço e no tempo. Isso pode ser ilustrado em Cartas Chilenas.
            Em um mundo cada vez mais globalizado, em que produção e consumo passam a funcionar em circuito mundial e provocam pressões sobre o uso dos recursos naturais, é inevitável a preocupação com as questões relacionadas ao ambiente. Questões essas que também podem ser observadas historicamente em Cartas Chilenas .Surge a perspectiva do desenvolvimento ecologicamente sustentável, do manejo de biomas, ecossistemas, preocupações presentes em discussões e encaminhamentos originados em Estocolmo 72, no Relatório Brundtland, na Rio Eco 92, no Protocolo de  Kyoto e na Rio+10.
            O Espaço Geográfico é produto Social, histórico e político e para analisar esse fato  imprimimos marcas de nossas formas de organização, estruturação e expressão. Se estamos divididos em classes sociais, essas marcas, inevitavelmente, demonstram contradições e desigualdades.
            As disputas por recursos materiais constituem permanência na história ocidental, provocam rupturas-guerras, conflitos e exploração nas sociedades entre povos.
            O espaço geográfico ganha destaque a partir de sua compreensão e representação,  considerando-se o uso técnico e ideológico do globo, das cartas geográficas, das informações de satélites, da bússola e das maquetes como materiais
           
VI- A PELE DO LOBO
Trata-se de um ser que se forma e transforma em um contexto sociocultural em uma época e lugar. Compartilha concepções e percepções artísticas, linguagens, códigos, valores , sentimentos e projetos. Alguns personagens não se ajustam a determinada norma e, por isso, são submetidos a um conjunto de sanções simbólicas e físicas evidentes em diversas passagens.
            Leva a uma reflexão do ser humano a partir de palavra chave, situações limites, vida, morte, existência, essência, natureza, cultura, determinismo, liberdade, possibilidades, escolhas, consciência, afetividade, sensibilidade, criatividade, responsabilidade, alteridade, autonomia, projeto de vida, mundo, o universal, o particular, o plural, o estético, o antiético, o aético.
            Qual é a  relação entre papeis, normas e sanções? Qual o grau de autonomia do indivíduo? Quem somos? O que é o ser humano? O que é ser mulher? O que é ser branco? O que é ser negro no Brasil? O que é ser indígena no Brasil? Qual é o papel da família, da escola e de outras  instituições? Como esses processos são mediados pelas novas tecnologias de informação?
            Compreender o mundo e os outros como também compreender nossas experiências e nossa inserção nesse mundo de palavras escritas.
         A noção de espaço no teatro, significante ( cênico ) e o espaço significado (dramático) . O cênico é o que se percebe concretamente , o espaço real do palco onde evoluem os atores, quer se restrinja ao espaço propriamente dito da área cênica, quer evolua no meio do público. O espaço dramático é aquele em que fala o texto, o espaço abstrato, em movimento contínuo, em que a construção se dá a partir da imaginação do espectador, guiado pelas indicações do texto, aspectos esses observáveis na peça A PELE DO LOBO


OBRAS DE ARTES
A Produção artística é vinculada às possibilidades dos materiais utilizados em O BEIJO, 1967 de Valdemar Cordeiro, é a rigidez das estruturas poliédricas escolhidas pelo artista Mauritius Cornélius Escher, artista holandês, 1898/1972.
As estruturas arquitetônicas do Teatro Nacional, de Oscar Niemayer em Brasília com os blocos do artista Athos Bulcão, decorativo e uma presença sólida na cidade. Fazer uma análise das Pirâmides Incas em Machu Picchu, no Peru.
            Através das imagens da CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, 1951, Vence, França, decorada com desenhos e vitrais de Henri Matisse e a Igrejinha Igreja Nossa Senhora de Fátima de Brasília, 1958, decorada por azulejos de Athos Bulcão. As formas estéticas exigem uma interlocução que leve ao entendimento da expressividade e do nível internacional criados pelo poder da imagem, pois elas provocam reflexões e conhecimentos do ser humano e de sua cultura.
            Nas produções visuais, é importante a identificação do uso, dos elementos estruturantes da imagem (ponto, linha, plano, espaço e cor) e a utilização deles na composição visual, além do reconhecimento dos efeitos intelectuais, simbólicos e expressivos encontrados nos auto-retratos de Frida Kahio, nas produções ilusórias de Escher e demais retratos citados.         
            É preciso distinguir: grafite, pichação e arte pública.
            Obras arquitetônicas , bem como. A “exposição” das VACAS ESPALHADAS pela Avenida Paulista, em 2005, Evento importante e pacífico que transformam momentaneamente a paisagem da cidade de São Paulo- SP, o caminho cotidiano de muitas pessoas.expressam grandezas físicas de acordo com o Sistema Internacional de Medidas.
            Ressalta-se a importância da identificação e da comparação dos gêneros nas artes visuais, relacionando estética e questões sociais, como os retratos MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA , 1665, Jan Veermer, A VELHA (Raima de Tunis), 1513, de Quentin Massys, os diversos auto-retratos da artista mexicana Frida Kahio e a fotografia de Sebastião Salgado no Acampamento de Sem Terra em Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, Brasil, 1966.
           
OBRAS MUSICAIS
Qual o papel da mulher? Qual o papel do homem ? Questionar a imagem da mulher no Brasil remete-nos às etnias (indígenas, africanas e européias) que nos constituíram. Que papeis exercem as mulheres brasileiras? Como a mulher se vê, por exemplo, no trabalho de Hildegard Von Bingen, na Ópera Carmem e na Ópera do Malandro e a Violeira, de Chico Buarque e Tom Jobim, na voz de Mõnica Salmaso.
A relação entre cultura e identidade transcende os limites temporais também na música, exemplo que encontramos na obra de Vila–Lobos que compôs sua série BACHIANAS BRASILEIRAS influenciado pela obra musical de Bach composta no século XVI. A Bachiana n° 4 para piano, por exemplo, apresenta um PRELÚDIO e uma ÁRIA com tema de cantiga de roda brasileira inspiradas pelo estilo do compositor barroco.
            O espaço geográfico é produto social, histórico e político.
            Como nos transformamos no que somos?
Litúrgico-musical de Hildegard Von Bingem, Simphoniae, principalmente a antiphona O QUAM MIRABILIS est, de patriarchis ET prophetis , as canções Hino de Duran e o casamento dos pequenos burgueses, da Ópera do Malandro, de Chico Buarque, a canção: EU NASCI COM FAMA, do grupo Móveis Coloniais de Acaju, O EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS, de Raul Seixas e Paulo Coelho, cantada pelo grupo brasiliense Móveis Coloniais de Acaju.
            Os gostos musicais, reconhece como adulto, mas que já tem certeza de que não é mais criança: música do NX zero, Daqui pra frente ou cedo ou tarde, ou em ícones juvenis como Cazuza e sua música PRO DIA NASCER FELIZ.
Nos gêneros das linguagens artísticas nas diversas sociedades e em contextos distintos, é necessário identificá-los e direcioná-los para o Brasil. Alguns gêneros musicais estão associados à exposição do corpo e a sexualidade e são o retrato vivo do modo de ser de indivíduos das periferias urbanas como ocorre no KUDURO ANGOLANO e ao FUNK carioca.

MATRIZ DE ACORDO COM OS COMPONENTES CURRICULARES

LEM
            Espera-se um leitor-aprendiz no que diz respeito à capacidade discursiva e extralingüística. Ele dialogará com textos escritos ou visuais, produzidos pela sociedade, que sejam narrativos, descritivos, dissertativos -argumentativos,  expositivos, relatos, ex: (cartas pessoais simples, pequenos recados, fazendo referências aos tempos passado, presente e futuro) de nível básico inicial.
            Significação vocabular e textual. Identificar frases afirmativas, negativas e interrogativas. Habilidades de comparar, quantificar, localizar, nomear, identificar.           

BIOLOGIA
            A interação dos seres vivos entre si e deles no seu ambiente, é possível chegar as estruturas no âmbito ecológico, caracterizando os diversos níveis de organização; população, comunidade, biomas e biosfera. É importante o reconhecimento de que o ecossistema é o ambiente básico de interação entre os seres vivos, de forma, intra ou interespecífica, e de que a espécie humana é integrante dessa relação que se dá no tempo e no espaço e , na biosfera, pela qual somos responsáveis, por meio do trabalho. A obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008, questões para construção da cidadania, é garantir situações de sustentabilidade.

GEOGRAFIA
A interação dos seres vivos entre si e deles no seu ambiente, é possível chegar as estruturas no âmbito ecológico, caracterizando os diversos níveis de organização; população, comunidade, biomas e biosfera. É importante o reconhecimento de que o ecossistema é o ambiente básico de interação entre os seres vivos, de forma, intra ou interespecífica, e de que a espécie humana é integrante dessa relação que se dá no tempo e no espaço e, na biosfera, pela qual somos responsáveis, por meio do trabalho. A obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008, questões para construção da cidadania, é garantir situações de sustentabilidade.

PORTUGUÊS
            Na linguagem devem-se reconhecer as variações no uso social, bem como suas implicações nos diferentes níveis e aspectos de significação vocabular e textual (denotação, conotação, polissemia, sinomínia, antonímia, paráfrase.
            As análises lingüísticas, devem identificar o nome do verbo no texto, as relações de regência, e de concordância na oração e no período e o emprego das classes de palavra.

FÍSICA
A Energia é a condição para a existência dos fenômenos? Sistemas orgânicos existem quando são capazes de absorver, transformar, armazenar e empregar energia? A energia pode ser criada ou está dispersa na natureza?

 

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