Notícias

Claro Curtas abre inscrições e anuncia ações educativas


O Instituto Claro abriu nesta quarta-feira (30/3) inscrições para o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas. Em sua 3ª edição, o concurso traz o tema “O Tempo do Agora”. O objetivo é que os participantes reflitam sobre a importância e o aproveitamento do tempo na sociedade atual, expressando suas idéias em vídeos de 30 a 90 segundos.
As ações do Festival Claro Curtas unem educação, cultura e empreendedorismo, visando estimular a democratização da produção e difusão de conteúdos audiovisuais de curtíssimos formatos, feita por meio de dispositivos móveis, como celulares ou câmeras digitais.
A partir deste ano, o Claro Curtas será dividido em quatro categorias: alunos do ensino médio; universitários; participantes de ONGs, Pontos de Cultura ou Cineclubes; e Livre, voltada para os realizadores independentes.
No total, serão premiados oito vídeos, sendo dois por categoria. As instituições de ensino vinculadas aos vencedores (com exceção da categoria livre) também serão premiadas. Serão R$ 100 mil em prêmios, distribuídos em barras de ouro, equipamentos de gravação e edição e cursos de linguagem audiovisual.
As inscrições vão até o dia 17 de junho. Materiais educativos, como vídeos e  um miniguia de produção audiovisual, estão disponíveis para download no site www.clarocurtas.com.br.
Neste ano também será disponibilizado um Guia do Educador, criado para que professores e empreendedores sociais possam utilizar o recurso audiovisual em ambientes formais e informais de ensino. O material será distribuído para Secretarias de Educação, escolas, universidades, pontos de cultura, ONGs e outras instituições de todo o Brasil.
E a plataforma educativa do Festival Claro Curtas também inclui as oficinas do projeto Laboratório – Experimentação audiovisual. Durante todo o ano serão realizadas oficinas gratuitas de produção audiovisual, abertas ao público interessado por produção de vídeo e mídias móveis.
Os Estados foco para este primeiro semestre são Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. O ciclo de oficinas é fruto da iniciativa do Instituto Claro, em parceria com os cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, a produtora cultural Casa Redonda e diversos empreendedores socioculturais. Em cada região serão realizados quatro encontros.
A primeira oficina acontece na Bahia, próximo dia 15 de abril, seguido pelo Rio de Janeiro, no dia 30 de abril, e Minas Gerais, em 11 de maio.
Toda a programação estará disponível no site do Claro Curtas e no www.projetolaboratorio.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário