"Feedback ou retorno de informações aos aprendizes é indispensável para o processo avaliativo formativo, seja em sala de aula, seja no exercício profissional, propiciando que o avaliado se mantenha informado sobre suas aprendizagens." (Diretrizes de Avaliação Educacional - p.14).
No dia 10 de setembro compareceram no auditório da Unidade Escolar do CED 07 de Taguatinga a Equipe Gestora, o corpo docente, os estudantes e seus responsáveis para realizarem um debate sobre as Diretrizes de Avaliação Educacional da SEEDF. O debate foi intermediado pela Supervisora Pedagógica Viviane Calasans. Ao final, houve um momento para que se fossem feitas apontamentos e sugestões referentes às atividades avaliativas para o próximo ano letivo.
SUGESTÕES E APONTAMENTOS DOS PAIS & ESTUDANTES PARA AS ATIVIDADES AVALIATIVAS EM 2015.
- A escola deve parecer interessante para o aluno. Quando se propõe um trabalho, deve-se procurar algo do interesse do aluno e do professor.
- O aluno bom não é o que tira boas notas. Professor e escola devem saber diferenciar aquele que quer do que não quer.
- Avaliar os alunos pela frequência, participação e postura em sala.
- Ampliar as atividades avaliativas: debates, trabalhos, exercícios, peças teatrais, seminários, visitas à museus, exposições...
- Realizar atividades sociais: visitas à orfanatos, mutirão ecológico, palestras nas faculdades.
- Melhorar o diálogo entre alunos e professores.
- Mudar a distribuição de notas.
- Ofertar no contraturno aulas de reforço para alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Diversificar as formas de explicação do conteúdo.
- Propor mais trabalhos em equipe, substituindo as provas bimestrais.
- Atividades avaliativas com dinâmicas em sala de aula.
- Realizar aulas práticas.
- Promover visitas à UnB, faculdades, laboratórios, Feira das Profissões e aulas de como será a nova vida na faculdade/universidade.
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