Notícias

TRABALHO DE BIOLOGIA E QUIMICA- 2ºBIMESTRE 2011

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E QUÍMICA- 2° BIMESTRE – 3OS ANOS.
                                                                        
Disciplinas envolvidas: Biologia, Química                                                                       Valor: 3,0 pt                  

Tema: Pilhas, Baterias e Metais Pesados.

Esta atividade poderá ser realizada no máximo 04 (quatro) equipes por turma e no máximo de integrantes por equipe 13(treze) alunos e consiste na elaboração de um game ou simulações ou experimentos relacionados ao tema sugerido.

Na elaboração deste trabalho, as equipes deverão analisar a legislação vigente sobre o assunto e conhecer projetos de reciclagem existentes, através de visitas da empresa da área. Após isso, elaborar uma análise crítica sobre a problemática ambiental causada pelo descarte de pilhas e baterias no Brasil na proposta abaixo escolhida pelo grupo.
O grupo deverá escolher uma das formas abaixo:

1.       Apresentação de atividade na forma de games de computador. Para isso, a equipe pode usar programas freeware como o GameMaker. Exemplos de jogos que podem ser criados: forca, campo minado entre outros.

2.      Apresentação de simulações na forma de Gifs animados ou Applets Flash. Exemplo, simulação do movimento dos elétrons na solução eletrolítica ou em fios ligados aos pólos de uma pilha, ou, descoberta da pilha contada em estória em quadrinhos.

3.      Apresentação de experimentos. Exemplos: construção de pilhas e baterias. Demonstrar que a energia produzida por pilhas alternativas pode alimentar rádios, relógios e calculadoras. Usar pilhas e baterias desmontadas para explicar o funcionamento desses dispositivos. Planejar estratégias para coleta seletiva de pilhas e baterias na escola e na comunidade.

Em todas as formas de apresentação, a equipe também deverá explicar ao professor as etapas de construção do trabalho, dificuldades encontradas etc.. (Tutorial do game ou animação ou roteiro experimental).  Deverá ser entregue por escrito as etapas da atividade escolhida.

A.    Conteúdos que poderão ser abordados:

ü  A invenção da pilha por A. Volta.
ü  Óxido-redução entre metais.
ü  A pilha de Daniell.
ü  Potencial elétrico de pilhas.
ü  Descarte de pilhas e baterias.
ü  A ação dos metais pesados no nosso organismo.
ü  Tipos e funcionamento de pilhas e baterias.

B.      Critérios de avaliação:

a) Criatividade
b) Clareza na exposição oral da atividade
c) Organização e qualidade dos materiais apresentados.
d) Coerência entre o trabalho apresentado e o tema escolhido pela equipe.
e) Entrosamento entre os membros da equipe.


ü A equipe deverá produzir um resumo das atividades do grupo. Esse resumo deverá ser escrito em uma única folha, ser entregue junto ao trabalho e conter as seguintes informações:

Cabeçalho: 1ª linha “Centro Educacional 7 de Taguatinga - SEEDF
2ª linha “Atividade Interdisciplinar de Biologia e Química – 2° Bimestre
3ª linha “ Tema: Pilhas, Baterias e Metais Pesados
4ª linha “Nome da equipe: .............. Turma: ......
5ª linha”Nome: .......N°....  (Colocar o primeiro nome e o número dos integrantes da equipe, em ordem do número de chamada) 

ü  Subtema:....(Escrever o subtema escolhido pela equipe, por exemplo: Funcionamento das Baterias)”
ü   Fazer uma breve descrição teórica do subtema.
ü  Descrever o trabalho realizado pela equipe.
ü  Escrever os materiais e softwares usados na realização do trabalho.
ü  Escrever o referencial bibliográfico e outras fontes de pesquisa.

Obs.: O referencial bibliográfico e fontes de pesquisa devem fazer parte da apresentação.

A apresentação de experimentos será avaliada por um grupo formado pelos professores de Química e Biologia e professores e alunos convidados. A nota da equipe será a média das notas dadas pelo grupo de avaliadores.

C.    Data e local da entrega das atividades e apresentações:

ü  Dia 28/06 (3ª feira), 08h30min, entrega dos games e simulações em mídia conveniente, na coordenação, para Ingrid.
ü  Dia 29/06 (4ª feira), apresentação das atividades experimentais para toda escola durante o primeiro intervalo (duração de 30 minutos), em local a ser determinado.
ü  Durante a semana de 28/06 a 01/07 os trabalhos deverão ser apresentados e discutidos nas aulas de Biologia e Química.

D.    Sugestões Bibliográficas e Fontes de pesquisa:

1- SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. MÓL, Gerson de Souza. Química e Sociedade: volume único, ensino médio. São Paulo, Nova Geração, 2005. Páginas 648 a 666. (Nosso livro didático.)

2- http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/ (Site da revista Química Nova na Escola, com diversos artigos sobre a história e o funcionamento de pilha e baterias.)

3- http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_21.asp (Site com teoria e muitas sugestões de experimentos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário