21/11/2011
FÍSICA
Palestra inspira estudantes da rede pública de ensino
Exemplos práticos e linguagem didática do pesquisador norte-americano despertaram o interesse dos jovens pela ciência
Francisco Brasileiro
Da Secretaria de Comunicação da UnB
Quem passou pelo Beijódromo na manhã desta segunda-feira dificilmente
imaginava que a agitação do local era provocada por uma palestra sobre
física quântica. Cerca de 400 alunos e professores lotaram o auditório
do Memorial Darcy Ribeiro – muitos tiveram que ficar de pé no espaço que
normalmente é destinado a 250 pessoas. As gargalhadas se alternavam com
o olhar concentrado nos experimentos e explicações do Nobel de Física
William Phillips.
O estudioso mostrou para a platéia como a
Física pode se transformar numa brincadeira, mesmo quanto trata de
assuntos complexos. Muitos dos cento e oitenta alunos do Centro
Educacional 4, do Guará, e do Centro de Ensino Fundamental Polivalente,
da 913 Sul, tiveram seu primeiro contato com a Física. “Esse contato com
a ciência é fundamental. É preciso despertar esse interesse desde o
início”, contou Vilma Lemos, professora de Geografia do nono ano do
Polivalente. “Todos os alunos ficaram muitos animados. Ele conseguiu
mostrar de forma dinâmica que a ciência pode ser acessível a todos”,
comemorou.
Uma das alunas de Lemos, Marília Laboissiere, 14, adorou a
experiência. “É muito legal ver como ele descobriu isso tudo. Gostei
muito do relógio – é uma invenção útil para as pessoas”, disse a aluna. A
aula do professor Phillips também serviu de estímulo para os alunos do
Polivalente. Ela representou um prêmio para as duas turmas com o melhor
aproveitamento nas notas.
NITROGÊNIO - “O pesquisador mostrou as aplicações
tecnológicas da ciência e como ela pode ser vista de uma maneira
simples”, disse Tiago Resende, Professor de Física do CED 4, Guará.
Segundo ele, ter contato com o conteúdo de forma prática é uma maneira
de despertar os alunos para a possibilidade de seguir uma profissão
ligada à ciência.
O CED 4 trouxe estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio. Os jovens
participaram recentemente de uma feira de ciências organizada pela
escola. “Fiz um projeto sobre a história do alumínio”, disse Jéssica
Pereira, 16, aluna do 2º ano. De acordo com ela, na escola há pouco
contato com experiências práticas. “Fiquei bastante impressionada com o
experimento com o nitrogênio”, declarou. Ela se sentiu inspirada pela
fala do pesquisador e cogita seguir alguma carreira relacionada à
ciência.
A vinda do professor Phillips a Brasília faz parte das
comemorações dos 60 anos do CNPq. “A divulgação científica entre os
jovens está entre as prioridades do Conselho”, disse o assessor de
comunicação social do CNPq, Ubirajara Júnior. Para ele, o exemplo do
pesquisador é essencial para fazer com que jovens optem por seguir
carreiras científicas. “Estamos no estágio da produção científica no
qual somos reconhecidos no mundo todo, mas a população ainda não está
bem informada sobre temas científicos”, afirmou.
Fonte: http://www.unbciencia.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=358:palestra-inspira-estudantes-da-rede-publica-de-ensino&catid=50:fisica
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