Taguatinga, 03 de março de 2011
AS ETAPAS:
1. As equipes poderão participar de um sorteio baseado numa pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), dos cursos de graduação no dia 22/02/2011.
2. Após o sorteio, a turmas deverá ser divida em 04 grupos.
3. As equipes deverão elaborar um projeto onde descreverão todo o trabalho que será por eles apresentado.
4. A pesquisar será feita em 02 partes:
1ª Parte Detalhamento do curso:
· Faculdades do DF ou do Brasil que oferecem curso;
· O nome da profissão;
· Principais atividades da profissão;
· Descrição do dia-a-dia do profissional da área;
· Principais especializações e funções que podem ser exercidas no decorrer da carreira;
· Informações sobre o curso de graduação: o currículo, o tipo de aula e a duração média do mesmo;
· Quais são os outros nomes que o mesmo curso de graduação pode ter;
· Necessidade de estágio;
· Lista de cursos que dão formação semelhante ou que preparam o profissional para atuar na mesma área;
· Oferta de trabalho, os especialistas mais valorizados, quem emprega e onde estão as melhores oportunidades de emprego;
· Salário médio inicial (remuneração média do recém-formado) no Distrito Federal;
· Ranking no Brasil (Procura); Cor e símbolo do curso.
2ª Parte Detalhamento das disciplinas afins conforme as sugestões dos professores.
A pesquisa escrita deverá ser colocada na pasta da seguinte forma:
· Capa da pasta portfólio preta:
Etiqueta digitada com os seguintes itens:
ü Nome do Curso;
ü Disciplinas afins;
ü Série/Turma
1ª. Folha:
Nome do Curso DIREITO;
Disciplinas afins (04) Português...
2ª. Folha:
Série/turma
Equipe: (nomes completos);
Ilustração do curso (símbolo do curso).
3ª. Folha:
Índice:
Contendo títulos e subtítulos conforme solicitação de cada disciplina. A numeração começa a ocorrer a partir da INTRODUÇÃO.
A posição adequada da numeração das páginas é no canto direito (rodapé).
4ª. Folha:
Introdução: resumo de tudo que será apresentado no desenvolvimento da pesquisa. A introdução deve ser apresentada de forma completa, fornecendo informações que apresentem o curso de graduação.
5ª. Folha em diante:
Deve-se elaborar um texto que aborde os itens solicitados. Deve ser pessoal, criativo e o mais completo possível;
Não se deve copiar ou simplesmente transcrever textos de outros autores a não ser que sejam colocados entre aspas e devidamente identificados. É a parte mais importante de qualquer trabalho e onde se demonstra a capacidade do estudante em produzir textos a partir de suas idéias e próprias conclusões;
Não deixe de seguir as regras gramaticais e ortográficas.
Últimas folhas Conclusão:
Tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. Deve-se manifestar seu ponto de vista, sua crítica pessoal sobre o assunto, identificando o sentido e o valor da pesquisa sobre o curso de graduação para sua segurança na escolha profissional futura.
1. A pesquisa escrita deverá seguir as normas da ABNT.
2. A pesquisa escrita deverá ser entregue no 08/04/2011 para avaliação dos professores orientadores.
3. Com a pesquisa escrita pronta, os estudantes prepararão a apresentação oral e o material que será usado no dia do Workshop.
4. No dia 10/05(terça-feira) (véspera do Workshop), no turno vespertino, cada equipe montará o seu estande (sala de aula), a partir das 14 horas às 18 horas.
5. Cada equipe usará a criatividade para montar e compor o seu estande do I Workshop das profissões.
6. No dia da apresentação, no turno matutino, os grupos apresentarão os conhecimentos adquiridos com a pesquisa e materiais diversos, durante o I Workshop das profissões que ocorrerá das 07h15min às 12h. Cada turma deverá levar um profissional referente a profissão pesquisada ou produzir um vídeo de entrevista com o profissional da área estudada.
7. Cada equipe ficará responsável pela divulgação de seu trabalho, sendo necessário criar folder e/ou propaganda que serão entregues aos visitantes no dia.
8. Para montar os estandes, são necessários uma faixa de identificação do estande de 2,0 m por 1,0 m, podendo ser de T.N.T. (de preferência das cores do curso sorteado) ou outro material, cola de contato ou cola quente, tesoura etc.
9. Para frente do estande é necessária a confecção de uma faixa/banner de 2 metros com as informações: nome e símbolo do curso, série.
10. Os grupos deverão utilizar recursos audiovisuais como: cartazes, mídia, banner e materiais diversos o que forem necessários para enriquecer o estande com informações sobre o curso de graduação trabalhado, objetivando atrair os visitantes.
11. As equipes terão liberdade para convidar profissionais atuantes no mercado de trabalho, inclusive parentes e/ou familiares para participarem da apresentação no dia do Workshop das Profissões. A finalidade é apoiar e auxiliar as equipes com informações e experiências durante a exposição dos trabalhos.
AVALIAÇÃO:
Os estudantes serão avaliados por uma equipe multidisciplinar de origem do mesmo e poderão obter notas de 0 a 10 como trabalho no 1º Bimestre na disciplina de projeto. A apresentação do trabalho será computada a nota do 2º Bimestre de P I e 20% da nota final do Projeto Interdisciplinar será repassada para cada componente curricular no 2º Bimestre.
A avaliação do Workshop se dará através das de várias etapas abaixo descritas:
DATA | MODALIDADE | VALOR | ITENS AVALIADOS |
1º Bimestre | Pesquisa escrita; Resumos; Resenha Pesquisa escrita final | 10,0 | Abordagem sobre o curso de graduação sorteado e seus subtítulos; Disciplinas afins; Uso das regras da ABNT. |
2º Bimestre | Apresentação no dia do Workshop | 5,0 | Organização Trabalho em equipe Ornamentação dos estandes Materiais utilizados Profissionais do mercado de trabalho presentes no estandes Simpatia, cortesia e visual da equipe (identificação) Criatividade |
Sendo que a nota de PI do 2º Bimestre será encaminhada a todos os componentes curriculares com valor de 0 a 2,0 pontos. |
Equipe Pedagógica /2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário