Notícias

Escola em Taguatinga cria alternativa e torna aprendizagem mais interessante


Professores do Centro Educacional 7 buscaram alternativas para tornar a aprendizagem mais rica. Os alunos viraram autores, produtores e diretores de 13 filmes feitos durante o ano.
“Antigamente a gente vinha para o colégio porque tinha que terminar o ensino médio, agora a gente vem para buscar conhecimento e entender o que queremos no futuro”, conta estudante e roteirista Pedro Henrique.


“Eles já mostraram que não aceitam as aulas tradicionais, pois eles são muito engajados com essa parte tecnológica”, completa a diretora do colégio, Ivana Dantas.

Para atrair os alunos, nada melhor do que levar a tecnologia para dentro da escola. Foi o que fez o Centro educacional 7 de Taguatinga. “Partimos para o uso dessas tecnologias, como a internet, o blog e também utilizamos revistas. Todas essas ferramentas motivaram os alunos em buscar do conhecimento”, afirma o professor Jenovaldo Aragão.

A rotina de ensino passou a atender as necessidades dos adolescentes e eles preparam
um roteiro. A missão do último bimestre foi montar um filme curta metragem com o tema racismo.

“A gente saiu aqui da escola e fomos para o Plano Piloto, lugar que quase ninguém conhece, para fazer as reportagens. Eu acho que só ficar na sala de aula não ajuda muito os alunos, eu acho que deve ter sempre esses projetos de sair da escola”, opina a estudante Tainá Carina Pinheiro.

Na mudança de rotina da escola, a pichação deu lugar à arte e a arte deu lugar à imaginação. Foram 13 filmes criados por eles. “Eles se tornam produtores de conhecimento e isso traz o aluno para a escola, que é uma ótima ideia para que ele se torne protagonista do seu próprio destino”, explica o coordenador pedagógico Roberto Santos.

Maria Fernanda / Marcos Silva- DFTV (16/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário