Notícias

Filmes que podem ajudar na hora de estudar para o Enem

1- "Adeus, Lênin" (Alemanha, 2003) é um excelente exemplo de como era a vida na antiga Alemanha Oriental comunista; em 2010, o país comemora 20 anos da reunificação.

2-"A Queda" (Alemanha e Itália, 2003), que relata os últimos dias de Adolf Hitler em seu bunker, é um retrato do fim da Segunda Guerra Mundial e do nazismo.

3- "Avatar" (EUA, 2009) pode ser visto como uma leitura da interação entre seres e ambiente.

4-"Boa Noite e Boa Sorte" (EUA, 2005) é um filme que mostra a relação da imprensa com a doutrina do macartismo (no caso, da relação tensa entre o jornalista Edward Murrow com o senador Joseph McCarty); como pano de fundo, há a Guerra Fria.

5- "Jean Charles" (Brasil e Reino Unido, 2009), ao relatar a morte por engano do brasileiro em Londres, ajuda a entender a tensão pós-11 de setembro no mundo, com constantes ameaças de ataques terroristas.

6-O clássico "Laranja Mecânica" (Reino Unido, 1971), de Stanley Kubrick, é uma mostra de métodos utilizados pelo Estado para o controle da violência.

7- "London River" (Reino Unido, França e Argélia, 2009) segue a linha de "Jean Chales", com pais procurando por filhos desaparecidos após os atentados na capital inglesa em 2005.

8- "Maria Antonieta" (EUA, 2005), da diretora Sofia Coppola, é um retrato do absolutismo na França e da revolução que se seguiu depois.

9-"O Segredo dos Seus Olhos" (Argentina e Espanha, 2009) tem elementos que ajudam a entender os meandros de uma das ditaduras mais repressoras da América Latina.

10-"Preciosa" (EUA, 2009) é uma boa pedida para entender um pouco mais sobre exclusão e desigualdade social.

11- "Tropa de Elite 2" (Brasil, 2010), já recordista de bilheteria, mostra o combate ao tráfico de drogas e às milícias no Rio de Janeiro.

12- "Uma Noite em 67" (Brasil, 2010), ao mostrar o encerramento do 3º Festival de MPB da TV Record, apresenta um bom panorama sobre a cultura na época.

13- "Um Dia Muito Especial" (Itália, 1977), clássico de Ettore Scola, é uma mostra de como era a Europa de 1938, às voltas com regimes totalitários, como o nazismo e o fascismo.

VALE A PENA CONFERIR!

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário