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ORIENTAÇÃO PARA O I FESTCURTAS DO CED 07

PROJETO  CURTAS- 4º bimestre/2010
I FESTIVAL DE CURTA-METRAGEM DO CEd 7 de Taguatinga
TEMÁTICA RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Valor da apresentação: 2,0 pt

ü    Disciplinas envolvidas: Biologia, Química, Física, Matemática, Espanhol. Inglês, Língua Portuguesa, Arte, Ed. Física, Sociologia, História, Filosofia, Geografia e PI.

ü    Data limite para a entrega de 2 (dois) DVD’s com a gravação do vídeo da turma, o roteiro com referencial bibliográfico, a sinopse do filme e o cartaz do filme à coordenação, impreterivelmente, no dia 18/11/2010 (5ª feira) até às 16h 30 min.

ü    Data da exibição do filme: 20/11/2010(sábado)- Matutino

Esta atividade será realizada pela turma e consiste na produção de vídeos de curta duração, entre 30 segundos e cinco minutos exclusivamente sobre o tema estabelecido para cada turma, conforme listados abaixo:
TURMA
TEMA
1ºA
O negro no esporte presença e ausência do negro nas várias modalidades esportivas
1ºB
Protagonismo juvenil: a inserção do negro no movimento estudantil
1ºC
Movimentos culturais
1ºD
Mercado de Trabalho e a inserção do negro
1ºE
O negro e os movimentos sociais na política
2ºA
Questão de gênero: a mulher negra
2ºB
O negro e a representatividade acadêmica Ações afirmativas
2ºC
Eis a questão: Sou negro ou não? Questão de identidade
2ºD
História do movimento negro e as principais personalidades
2ºE
O negro na literatura
3ºA
Políticas públicas O negro hoje e remanescentes. Onde estão e como vivem.
3ºB
A instituição escolar e negra
3ºC
O mito da democracia racial


Antes de mais nada, para se começar algo, primeiro vem a idéia depois a ação. No caso da produção cinematográfica primeiro vem o "Esboço de Idéia" e depois o tão aclamado "Roteiro" ele que lhe irá nortear cada passo que você irá dar.
A sinopse é um resumo da história e deve situar tempo e espaço, sem, no entanto, descrever detalhadamente os ambientes. A personalidade dos personagens deve ser descrita na sinopse, porém alguns roteiristas preferem se aprofundar na descrição do herói, antagonista e personagens secundários em outra etapa: o perfil dos personagens.
Os vídeos de curta duração poderão ser feitos em qualquer mídia, gravados exclusivamente com tecnologia digital, ou seja, câmeras de telefones celulares, câmeras fotográficas digitais, "webcams" ou câmeras mini-dv e com no máximo 40 megabites de tamanho.
Os arquivos contendo os filmes devem estar em um dos formatos a seguir: AVI, MPEG4 e WMV; com resolução mínima de 320x240 pixels e máxima de 1064x780. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 40 Megabites.
Não há restrição quanto aos gêneros dos filmes. Podem ser inscritas obras documentais, ficcionais, experimentais, dentre outras, desde que estejam dentro dos limites de tempo/ tamanho/ resolução e em acordo com a temática proposta.
O trabalho escrito deverá, obrigatoriamente, observar o tema proposto de cada turma contendo capa com a identificação dos alunos, a sinopse, roteiro e referencial bibliográfico.
Não serão aceitos filmes que estejam em desacordo com os requisitos definidos nessas orientações.

Cada turma terá um local para montar a “sala de bastidores” do filme. A sala deverá ser decorada de acordo com o tema desenvolvido no filme.
Entende-se que:
ü  O Vídeo de curta duração é aquele com duração entre 30 segundos e 5 minutos.
ü  Vídeo inédito é aquele que nunca tenha sido objeto de publicação ou exibição.
ü  Obra Original é aquela autêntica, nova, não copiada nem adaptada de outra obra já existente e que possui caráter próprio.

·         Sugestão de equipe a serem formadas na turma baseada no Portal Tela Brasil (http://www.telabr.com.br, acesso em 26/10/10) é:
1-      Equipe de direção; “Primeiro, vem a ideia – que pode ou não sair da cabeça do diretor. Depois, vem a redação do roteiro, feita por um roteirista, pelo próprio diretor ou por uma parceria entre os dois. Quando o roteiro entra em processo de virar imagem, há um encontro no qual o diretor lê sua história para todos os chefes da equipe – diretor de arte, diretor de fotografia, assistente de direção, produtor, técnico de som – e explica o conceito do filme, cena a cena. Nessa reunião, chamada análise técnica, o diretor abre seu baú, mostra suas referências, e cada núcleo começa a desempenhar sua função.”
2-      Equipe de roteiro: “A participação do roteirista na realização de um filme começa, claro, na concepção da história. Uma ideia, um sentimento, uma reflexão, uma lembrança, uma epifania e uma nota no jornal são exemplos de fontes interessantes, de onde podem nascer belas histórias. Mas nem sempre um roteiro parte de uma ideia original do roteirista. Muitas vezes, esse start é trazido pelo diretor ou pelo produtor. Nesse caso, o roteirista desenvolve a ideia, oferecendo sua técnica de escrita e sua criatividade para transformá-la em dramaturgia. Os roteiristas também participam da montagem, ajudando o montador a solucionar problemas de narrativa”.
3-      Equipe de produção: “Um produtor tem de ser um cara bastante prático e organizado, precisa ter espírito de liderança e visão ampla – afinal, sua participação se estende por todas as áreas. Ele tem de dar liga a uma enorme quantidade de profissionais envolvidos no processo de realização cinematográfica: precisa estar próximo da direção, da fotografia, da arte, da montagem, da finalização.”
4-      Equipe de fotografia: “...definir a luz e o enquadramento para filmar é essencial, claro. Mas relacionar-se, sobretudo com a imagem, com seus elementos formadores, com suas possibilidades simbólicas, é a grande sacada para fazer uma fotografia mais criativa, mais singular.”
5-      Equipe de direção de arte: “É preciso que o diretor de arte entenda de roteiro para que possa procurar a melhor maneira de traduzir os personagens e de auxiliar a narrativa. Afinal de contas, nada do que entra em um enquadramento, nenhum elemento que constitui uma cena está ali à toa. Tudo tem uma função determinada: um quadro com a foto de Che Guevara pendurado na parede, um vaso com flores murchas, um garfo de prata, um copo de requeijão ou uma taça de cristal.”
6-      Equipe de som e trilha sonora: “A partir de uma biblioteca de trilhas e efeitos sonoros, monte o áudio de um curta-metragem. Perceba como o som pode mudar o sentido da cena.”
7-      Equipe de montagem: “Através da análise de trechos de um filme, edite-o e a partir do material bruto, selecione as melhores tomadas, ordene e monte a sequência de um filme.”
8-      Equipe de pós-produção: “O finalizador é o responsável por aproximar todos os núcleos que trabalham nas últimas etapas de construção do filme. Ele mantém a comunicação entre o montador e os profissionais do som, acompanha o filme pelos laboratórios de imagem, cuida dos efeitos visuais e da dublagem (caso seja necessária).”
9-      Equipe de exibição: “A exibição é uma etapa fundamental do processo cinematográfico – ela é a responsável direta por promover o encontro da obra com a audiência. No início de sua história, os filmes tinham exibição ambulante, em feiras de variedades, circos e cabarés, geralmente como atrações complementares. Em pouco tempo, o cinema ganhou autonomia e passou a ser exibido em salas exclusivas.”
  • Na avaliação da atividade serão observados:

ü  Abrangência do tema de cada disciplina abordado, clareza; originalidade,
ü  Criatividade; organização; responsabilidade
ü  Coerência; evidência de pesquisa sobre o tema.
ü  Citação da fonte quando da utilização de recurso de outros autores,
ü  Compromisso e preocupação com a qualidade final do filme.
ü  Roteiro, duração do filme.
ü  Cartaz de divulgação do filme.
ü  Presença dos alunos do respectivo filme.
ü  Participação durante a produção do filme.

Equipe Pedagógica do CEd 07

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