Notícias

Viúva, porém honesta

Hoje o CED 11 de Ceilândia veio assistir à peça VIÚVA, porém honesta de Nelson Rodrigues. 
Caso queiram trazer seus alunos, o espetáculo acontece às terças, quintas e sextas no auditório do CED 07 de Taguatinga a partir das 16h30.




Agende sua escola pelo telefone (61) 3901- 8206

Enquete sobre Semestralidade

Create your free online surveys with SurveyMonkey , the world's leading questionnaire tool.

Dicas do que fazer dias antes da prova do Enem

Relaxar, comer direito e descansar é essencial na véspera da prova

Mariana Nadai | 23/10/2013 20h 43
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e com ela uma grande dúvida paira na cabeça dos estudantes: o que fazer antes do Enem? Será que pode estudar? Vale a pena varar a noite revisando algum conteúdo? Ainda dá tempo de treinar a redação?

De acordo com o educador e especialista em Enem, Mateus Prado, agora é hora do estudante relaxar. "Sair, ir ao cinema com amigos, namorar... se livrar aos poucos da rotina de estudos e focar em descansar. Isso é essencial para garantir que a pessoa chegue descansada para fazer a prova", diz Prado.


Outra dica importante do educador é aproveitar a semana para acostumar a rotina com o horário da prova. O estudante tem que acostumar o corpo a levantar cedo, almoçar mais cedo, tudo para não fazer uma mudança brusca no dia do exame. "É importante lembrar que entramos no horário de verão. Muitas pessoas farão a prova ao meio-dia. Para elas, é muito importante acostumar, por exemplo, a almoçar às 10h30", explica Mateus Prado.

Para a orientadora educacional do Colégio Doze de Outubro, Leda Yara Mello de Moraes, de fato agora é hora de deixar o stresse de lado. Estudos nem pensar! "O estresse é o grande responsável pelo famoso "branco" antes ou durante a prova. Por isso é importante saber relaxar. Exercícios de respiração são muito bons", diz a orientadora. Ela ainda complementa: "não vale a pena rever matérias que não sabe, para não entrar em pânico. O que o estudante pode fazer, caso não consiga ficar sem estudar, é pensar na redação, em como organizar o texto", aconselha Leda Yara Mello de Moraes.

A orientadora também indica que no dia antes da prova, os estudantes confiram o local onde farão o exame, aproveitem para ver como farão para chegar até lá. Separar o documento de identidade e as canetas pretas feitas em material transparente é imprescindível. "Tudo isso é importante para manter a calma, evitando qualquer tipo de contratempo e estresse. Calma e relaxamento só favorecem para que o estudante faça uma boa prova", diz.

Alimente-se bem e faça exercícios
Essa não é uma semana de experimentar alimentos novos ou mudar a rotina da alimentação. Já pensou passar mal dias antes ou durante o Enem? "Não pode comer algo que não é usual, para não passar mal durante a prova", explica Leda Yara.

E, no dia do Enem, nada de comida pesada. A macarronada da mãe? Fique longe! "Muito carboidrato deixa o metabolismo mais lento, o que pode trazer sonolência na hora da prova. O melhor, no almoço do dia do Enem, é comer um grelhado, salada e um pouco de grão", orienta o educador Mateus Prado.

Além de comer bem, fazer exercícios físicos é essencial. A prova do Enem é muito extensa, é um treino de resistência, que o estudante pode conseguir alcançar com uma rotina de exercícios. "Ainda dá tempo de conseguir um pouco mais de resistência física. Caminhar todos os dias é um ótimo exercício, inclusive antes da prova. Além de ajudar na resistência, estudos comprovam que caminhar aumenta a concentração", comenta Prado. Mas, nada de fazer caminhadas, ou outros tipos de exercícios, com pessoas que também vão fazer o Enem, para não gerar um nervosismo conjunto.

Durante a prova, foco nas questões que tem mais facilidade
Cada um pode fazer a prova como quiser. Quem treinou o ano todo, fez muitos simulados, já deve estar craque em fazer o Enem, por isso o melhor é manter a maneira que está acostumado a fazer a prova.

Mas, para quem não faz ideia de como fazer o Enem, por onde começar, quanto tempo dedicar em cada questão, o educador Mateus Prado dá a dica. "Procure responder as questões que você tem certeza que sabe e depois voltar para aquelas que teve dúvida. No dia da prova de redação, comece o exame lendo o que é pedido na prova, entenda bem qual o tema proposto e depois faça as questões objetivas. Novamente, responda as perguntas que tem total conhecimento. Volte para a redação, escreva o seu texto e, por último, retorne para as questões objetivas que tinha dúvida", orienta Prado. Desta forma, você garante que respondeu todas as questões que tinha certeza que sabia.

Lembre-se, a redação é dissertativa-argumentativa. Esse texto deve ter uma tese que você vai defendendo com os seus argumentos ao longo dele. Na conclusão, é importante apresentar uma solução para o problema proposto pela prova. Essa solução deve ser ética e não infringir os direitos humanos, além de ter sentindo com a argumentação proposta. Boa sorte!

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem

25 perguntas e respostas sobre a aplicação das provas do Enem 2013

Tire suas dúvidas sobre o exame nacional

da redação | 24/10/2013 17h 58
Respondemos as perguntas mais frequentes enviadas pelos nossos leitores para que não reste nenhuma dúvida em relação ao maior vestibular do país. As informações foram obtidas por meio dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em todas as Unidades da Federação. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.
1 - Quando será cada prova e qual sua duração?
No primeiro dia (26 de outubro), serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia (27 de outubro), serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

2 - Preciso levar o cartão de confirmação impresso no dia da prova do Enem?
É recomendável, mas não obrigatório.

3 - Preciso apresentar quais documentos na prova do Enem?
É necessário apresentar um documento original com foto, que pode ser: Cédula de identidade (RG); a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

4 - Posso levar certidão de nascimento ou cópia autenticada do RG?
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

5 - Perdi minha identidade/ RG. Posso fazer o Enem 2013?
Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

6 - Posso usar calculadora na prova?
Não. O participante não pode, sob pena de eliminação, portar quaisquer dispositivos eletrônicos, o que inclui calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

7 - Posso levar comida para a prova do Enem?
Sim.

8 - Posso faltar ao trabalho para fazer o Enem?
Não ir ao trabalho para prestar exames de vestibular é considerado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) uma falta justificada, que não deve ser descontada do salário – desde que a pessoa apresente um comprovante ao setor de recursos humanos da empresa. O documento pode ser a ficha de inscrição do vestibulando carimbada ou assinada pelos fiscais de sala no dia da prova. Como o Enem tem sido usado como vestibular em muitas instituições, em tese ele se enquadraria nisso. De qualquer forma, não deixe de conversar com seu chefe antes.

9 - Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?
Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
10 - Posso levar lápis e borracha?
Não. Caso o candidato leve, será pedido para que ele guarde os objetos dentro do saquinho que será entregue antes da prova, junto com outros pertences pessoais do candidato.

11 - Onde devo guardar meu celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova?
O participante receberá um porta–objetos com lacre para guardar aparelhos e outros materiais. Ele deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

12 - Quando o participante poderá deixar o local do Exame?
Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

13 - Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?
Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

14 - Posso fazer a prova do Enem em outra cidade?

O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição. Depois que os locais são definidos, o edital não prevê alteração dos locais de prova.

15 - Posso fazer a redação do Enem com letra de forma?

Sim. O edital e o guia de redação não apresentam nenhuma restrição quando a isso.

16 - Posso usar qualquer roupa para fazer o Enem?
O edital só apresenta restrições quanto ao uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, que são todos proibidos.

17 - Como será a prova para quem guarda os sábados por motivos religiosos? 
A pessoa deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes – entre 12 e 13h, horário de Brasília – e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.
18 - Qual a diferença entre as cores das provas do Enem?
O Enem é aplicado atualmente em quatro cores: rosa, amarelo, azul e branca. Não há diferença no conteúdo de uma prova para a outra. As questões de todos os cadernos são idênticas, o que existe é uma alteração na ordem das questões para dificultar a “cola” durante o exame. Os cadernos são distribuídos pela sala de forma que nenhum aluno fique perto de outro que tenha a mesma cor de prova que a sua para que não haja fraudes. Por isso é importante prestar atenção na hora de preencher o gabarito. Se você errar a cor de sua prova, o sistema irá corrigir as questões com base na ordem de outro caderno.

19 - Posso levar relógio para a prova do Enem?
Não, mesmo se for analógico. Se você levar um relógio, ele deverá ser recolhido pelo fiscal do exame e guardado em um porta-objetos.

20 - Posso levar bolsa ou mochila na prova do Enem?
Sim, mas alguns fiscais de prova podem pedir para que as bolsas e mochilas sejam colocadas na parte da frente da sala de aula, distante do candidato. O que você não pode portar na hora da prova, de jeito nenhum, sob a pena de eliminação, são esses objetos: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Se você levar algum desses objetos, terá que depositá-los imediatamente em um porta-objetos oferecido pelo fiscal do exame. Para realizar as provas, é permitida apenas caneta preta esferográfica, feita de material transparente.

21 - Posso usar boné durante a prova do Enem?
Não. O exame não permite o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira e gorro durante a realização das provas.
22 -  Posso levar o caderno de provas do Enem?
Sim. Mas para ficar com o caderno você deverá permanecer na sala até os últimos 30 minutos de prova. Só então você poderá leva-lo com você para casa.

24 - Qual será o tema da redação do Enem 2013?

Não dá para o tema saber antes da prova. Mas você pode ver quais foram os temas que já caíram em outras redações e se basear neles para treinar seu texto. Nesta reportagem você terá dicas de como elaborar uma boa redação para o Enem. A prova sempre cobra do participante uma postura crítica frente a questões de cunho social.
25 - Que horas começa a prova?
Depende do estado em que você mora. Fique atento com o horário de verão: os portões serão abertos às 12h e a prova começará às 13h, de acordo com o HORÁRIO DE BRASÍLIA.
FONTE: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem

Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem


Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem

Hábito de leitura é essencial para candidato interpretar a proposta da prova

Carolina Vellei | 26/06/2012 11h 29
Para ir bem no Enem, é importante dar atenção especial à redação. Ela tem características específicas, que a diferenciam das provas de outros vestibulares. O GUIA DO ESTUDANTE preparou para você uma série de dicas que o ajudarão a melhorar seu desempenho. Para ajudar nessa tarefa, conversamos com a professora de redação Eclícia Pereira, do Cursinho da Poli.
Temas abordados
Sugerir uma solução para o problema abordado no tema da redação do Enem é a habilidade que mais a diferencia de outros vestibulares. “O intuito é colocar o estudante na condição de cidadão, um momento em que ele possa propor soluções para os problemas do Brasil”, explica a professora.
Por conta desse perfil da prova, os temas escolhidos pela banca giram em torno da realidade da sociedade brasileira (veja todos os temas de redação já abordados). As últimas provas abordaram temas de denuncia às condições sociais do país, ou, por exemplo, propostas para que o estudante refletisse sobre como melhorar a vida das pessoas. A professora Eclícia dá como exemplo o Enem 2011, que teve como tema o limite entre o público e o privado no contexto das redes do século XXI. “Apesar de não ser uma questão só do Brasil, é um realidade vivenciada pelas pessoas daqui”, explica.
“A banca do Enem busca um aluno que tenha visão crítica e que saiba defender seu ponto de vista com bons argumentos”, revela a professora. Por isso, segundo Eclícia, a regra básica é estar bem informado. É preciso estar antenado e acompanhar as notícias que fazem parte do cotidiano do Brasil. “Sem isso o estudante não consegue ter as informações necessárias para usar na hora da redação”, completa.
Formato da redação
O formato escolhido pela banca do Enem é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e a defenda com argumentos ao longo do texto. “O aluno não pode simplesmente expor informações ou dados. Ele deve se posicionar e deixar claro o seu ponto de vista”, diz.
Treino é essencial
Depois de conhecer a estrutura de uma dissertação-argumentativa, é importante colocar seu conhecimento em prática. Para Eclícia, o essencial é fazer uma redação por semana. “Até a prova, o estudante deve pegar o ritmo de produção de texto para aprimorar sua escrita”, explica. Isso será importante para você ver quais são suas dificuldades e corrigi-las a tempo.
Simule as condições do exame: o mesmo gênero de texto e o limite de 30 linhas. O treino será importante para calcular quanto tempo você leva para fazer uma redação na estrutura do Enem. Com a prática, você irá produzir textos cada vez mais rápido, sobrando, assim, mais tempo para se dedicar às questões do exame.
Cuidados para evitar a anulação
Um dos maiores motivadores da anulação de uma redação é a fuga ao tema. Para não correr o risco de levar zero na prova, a dica é prestar atenção nos textos de apoio, divulgados junto com a proposta de redação. “A função desses textos, junto com o tema, é mostrar para o estudante qual é o limite da discussão”, afirma a professora. A partir disso, é possível identificar qual o recorte temático e verificar se o assunto é mais amplo ou mais restrito.
E, para compreender bem os textos de apoio é preciso treinar a leitura. “Candidatos que fogem do tema geralmente tem dificuldades de interpretação”, explica Eclícia. A dica que a professora dá é reforçar o hábito de leitura, principalmente de revistas e jornais, de forma integrada à rotina do estudante.
Você pode tomar alguns cuidados para evitar a anulação de sua redação. Confira abaixo:
Motivos que podem fazer uma redação levar nota zero
Fugir do tema
Não fazer uma dissertação-argumentativa
Não respeitar os valores humanos e a diversidade sociocultural
Não apresentar texto escrito na folha de redação (cuidado para não se esquecer de passar seu texto do rascunho para a folha definitiva!)
Ter até sete linhas, que é considerado como “texto insuficiente”
Apresentar linhas com cópia dos textos de apoio, que serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas
Ter desenhos ou outras formas propositais de anulação


FONTE: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem

Como é a rotina de quem trabalha com Engenharia Química? - Guia do Estudante

Como é a rotina de quem trabalha com Engenharia Química? - Guia do Estudante

Os cursos técnicos formam profissionais no âmbito do ensino médio, tendo como objetivo central a formação de pessoas capazes de atender necessidades imediatas do mercado de trabalho. Para os estudantes, tais cursos atendem a vontade ou necessidade de quem quer entrar mais cedo no mercado de trabalho. Por isso podemos afirmar que este nível de ensino não tem o caráter de "preparação" para uma graduação posterior.



TERCEIRA ETAPA DO PAS/ UnB- 2013

Total de 2.097 vagas está destinada aos candidatos que farão a 3ª etapa.

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou, nesta terça-feira (22/10), o edital que reabre as inscrições para as três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Agora, a participação pode ser confirmada entre hoje (22/10) e quinta-feira (24/10) no site 'www.cespe.unb.br/pas'. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato. A taxa de participação é R$ 80,00 para todas as etapas. As inscrições que já foram efetivadas são consideradas válidas.

Os estudantes que se inscreverem na 3ª etapa do Subprograma 2011 vão concorrer a 2.097 vagas em 98 cursos de graduação dos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. A Universidade oferece, a partir de 2014, um novo curso de graduação no campus Darcy Ribeiro: Ciência da Computação - Noturno (Bacharelado).

TERCEIRA ETAPA – A terceira etapa do Subprograma 2011 oferece vagas no Sistema Universal e no Sistema de Cotas para Escolas Públicas. Um total de 553 vagas está destinado ao Sistema de Cotas e outras 1.544 estão reservadas para o Sistema Universal. Os candidatos serão selecionados por sistema/campus/curso/turno de preferência segundo o seu desempenho no programa.

DATAS – As provas para os estudantes que irão realizar a 1ª etapa do Subprograma 2013 estão previstas para 7 de dezembro. As avaliações da 2ª etapa, referente ao Subprograma 2012 ocorrerão na data provável de 8 de dezembro. Já os candidatos do Subprograma 2011, 3ª etapa, farão provas previstas para 1° de dezembro. Os candidatos terão 5 horas para resolver as questões e escreverem a redação em Língua Portuguesa, que é obrigatória para todas as etapas. Em todos os dias, as provas terão início às 13h.

SITE – Em maio deste ano, o Cespe/UnB apresentou à comunidade interessada no PAS/UnB, a nova página do Programa. Com a reformulação, a visualização dos documentos ficou mais organizada e dinâmica. Além disso, o candidato poderá escolher quais informações deseja consultar. Acessando o link correspondente a cada etapa de um Subprograma, o candidato observará que do lado direito, estão disponíveis informações de provas e gabaritos, já do lado esquerdo, estarão publicações como editais e comunicados.

CONTATO - Outras informações no site 'www.cespe.unb.br/pas' ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB – telefone (61) 3448-0100



Atenciosamente,
CESPE/UnB.
Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB, Asa Norte - Brasília/DF, CEP: 70904-970
Telefone: (61) 3448 0100