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PROCESSO SELETIVO- PRONATEC- CURSOS PROFISSIONALIZANTES




CURSOS E VAGAS – SENAI E SENAC
Período de Inscrição: 27/10/2011 a 04/11/2011
Duração dos Cursos: 21/11/2011 a 22/12/2011 - 1ª etapa e
23/01/2012 a 02/03/2012 - 2ª etapa
As vagas nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) serão
disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e
pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em suas unidades de
ensino no Distrito Federal.


As fichas de inscrição estão na secretaria da escola CEd 07.




BOA SORTE!!


APROVEITEM!!!


Maiores informações quanto aos cursos, encontram-se disponíveis nos endereços eletrônicos:
SENAC: www.senacdf.com.br
SENAI: www.sistemafibra.org.br







Apostila de Sociologia

A professora Angela
Informa aos alunos dos primeiros e segundos anos, que a apostila de Sociologia encontra-se na papelaria Diana( no Robson) e que se faz necessário a aquisição da mesma para a prova do quarto bimestre.

CALENDÁRIO DO 4º BIMESTRE

4º BIMESTRE: 04/10 a 19/12


BIMESTRE

INÍCIO

TÉRMINO

DIAS

LETIVOS



04/10

19/12

50


Data

Dias da Semana

Atividades

19/10

4ª feira

Avaliação pedagógica

03/11
5ª feira
Espectáculo de Teatro - 19h

11/11

6ª feira

Culminância do projeto Sócioambientais do DF

20/11

Domingo

Dia da consciência negra.




01/12

5ª feira

Avaliação de Matemática, História e Espanhol.

02/12

6ª feira

Avaliação de Física; Sociologia, Português

05/12

2ª feira

Avaliação de Química, Geografia e Inglês

06/12

3ª feira

Avaliação de Biologia, Filosofia e Geometria

09/12

6ª feira

2ª chamada

05/12

2ª feira

Data limite para entrega dos conteúdos e provas de recuperação.

05 a 09/12

2ª a 6ª feira

Semana de orientação e recuperação

12/12

2ª feira

Data limite para entrega das notas na secretaria.

15 e 16/12

5ª e 6ª feira

Conselho de classe Final

16/12

6ª feira

Divulgação dos resultados parcial - vespertino

19/12

2ª feira

Interposição e análise de recursos e divulgação dos recursos

20 e 21/12

4ª e 5ª feira

Avaliação de recuperação final

21/12

5ª feira

Divulgação do resultado da rec. final e análise de recursos.

REUNIÃO DA FAMÍLIA

No dia 19/10(4ªfeira) haverá reunião com os responsáveis e Avaliação Pedagógica do Centro Educacional 07 de Taguatinga, a partir das 14h30min.








Equipe Diretiva.

PARALISAÇÃO DIA 18/10 (3ª FEIRA)

Paralisação dia 18/10 professores ausentes:




Nelson, Divino, Ailton, Angela(atestado),Gasparina(atestado), Lóide (atestado)




Os outros professores ministarão as aulas normalmente.







Equipe Pedagógica

Convite Especial

O CEd 07 de Taguatinga em parceria com a Faculdade FAJESU oferecerá aos alunos da escola oficinas de Língua Portuguesa com os seguintes temas e horários de atendimento.






  • 4ª feira - 19/10/11- das 14h-17h- 3º anos - Oficina de Parágrafo conforme as normas do ENEM.


  • 5ª feira - 20/10/11- das 14h às 17 h - 2º anos- Oficina Machado de Assis


  • 6ª feira - 21/10/11- das 14h às 17 horas- 1º anos - Oficina sobre o novo Acordo Ortográfico.

Informamos que as professoras Fátima e Kátia atribuirão notas aos alunos participantes.



OBS.: Os alunos deverão chegar com um pouco de antecedência para efetivar sua inscrição.

UnB inicia inscrições para o Vestibular e PAS

UnB inicia inscrições para o Vestibular e PAS



Participação nas provas pode ser confirmada entre 26 de setembro a 16 de outubro. Juntos, vestibular e PAS oferecem 4.184 vagas em 95 cursos


Estudantes que pretendem tentar uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) podem efetuar, entre os dias 26 de setembro e 16 de outubro, a inscrição para participar do 1º Vestibular de 2012 da instituição e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Juntos, o vestibular e PAS abriram 4.184 vagas, distribuídas em 95 cursos dos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Planaltina e Gama.


Foram abertas 2.092 vagas para o 1º Vestibular de 2012, sendo 421 reservadas para o Sistema de Cotas para Negros. As inscrições na seleção podem ser feitas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/1vest2012. O valor da taxa de inscrição para candidatos é R$ 100,00.
Estudantes que desejam participar das provas para testar seus conhecimentos podem se inscrever no vestibular como treineiros, cujo valor da taxa é R$ 75,00. As notas obtidas pelos treineiros não podem ser utilizadas para ingresso na Universidade.


PAS - As 2.092 vagas oferecidas por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS) são destinadas aos estudantes que vão realizar a terceira etapa do Subprograma 2009. As inscrições das três etapas do PAS podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/pas.


O valor da taxa de inscrição da primeira etapa é R$ 75,00. Candidatos da segunda etapa pagam taxa de R$ 56,00 e da terceira, R$ 75,00. As inscrições do PAS devem ser homologadas pelas escolas onde os candidatos estiverem matriculados regularmente.
Candidatos do vestibular e PAS que pretendem concorrer aos cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica devem possuir o certificado da UnB dentro do prazo de validade.


ISENÇÃO - As solicitações de isenção da taxa de inscrição do vestibular e PAS podem ser feitas no mesmo período das inscrições. O benefício é oferecido a candidatos carentes que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A isenção poderá ser solicitada mediante requerimento do candidato, que pode ser feito no aplicativo de inscrição de cada um dos processos. A relação das solicitações deferidas será divulgada na data provável de 24 de outubro.


Alunos da rede pública do Distrito Federal que tiverem concluído ou estiverem cursando o último ano do ensino médio, ou equivalente, estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição do vestibular e PAS.


PROVAS – As provas da primeira etapa do PAS serão aplicadas no dia 3 de dezembro, às 13h. Os participantes da segunda e terceira etapas farão as provas no dia 4 de dezembro, no mesmo horário. Já as provas do 1º vestibular de 2012 serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, também às 13h.


CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br/vestibular/1vest2012 e http://www.cespe.unb.br/pasou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h30 às 19h – Campus Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB – pelo telefone (61) 3448 0100.


CLIQUE EM PAGINA DE INSCRIÇÃO no final do site: www.cespe.unb.br

A Coruja de Minerva

Em suma, a Filosofia surge quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos, através da razão, que é a mesma em todos; quando se descobriu que tal conhecimento depende do uso correto da razão ou do pensamento e que, além da verdade poder ser conhecida por todos, podia, pelo mesmo motivo, ser ensinada ou transmitida a todos.





Coruja de Minerva- Simbolo da Filosofia
A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva é uma deusa romana. Seu equivalente A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva é uma deusa romana. Seu equivalente grego é Athena.
A deusa Athena é filha predileta do deus dos deuses, Zeus, e da deusa Metis, cujo nome significa “conselheira”, e que indica a posse de uma sabedoria prática. Athena não nasceu de parto normal. Zeus engoliu a esposa, Metis, para se safar do filho que, pensava ele, poderia destroná-lo, aliás como ele próprio fez com seu pai, Cronos. O nascimento de Athena se dá de um modo especial: após uma grande dor de cabeça, Zeus teve sua fronte aberta por um de seus filhos, e daí espirrou Athena, já forte e grande.
Athena seria a protetora natural de Athenas – uma vez que estava ligada à idéia de cuidado com as habilidades manuais, com as artes em geral, com a guerra enquanto capacidade de proteção e, enfim, com a sabedoria, ou seja, tudo que deveria comandar uma cidade.
O mito pode ser lido como tendo o objetivo mostrar a criação da aranha. Mas, como sempre, fornece mais leituras: mostra Athena como compreensiva aos erros humanos: um deus que não fosse Athena não se daria ao luxo de virar uma mortal para, sutilmente, persuadir um outro mortal de não insultá-lo. Assim, com tal característica, Athena era de fato a condutora da cidade de Athenas, que recebeu tal nome por causa dela. Inspirados em Athena, os cidadãos gregos daquela cidade aprenderiam a se comportar diante das leis urbanas, deveriam tomar as melhores decisões, evitar conflitos e se proteger, ordenadamente – inclusive através da guerra – contra inimigos externos.
A imagem de Athena povoou as mentes de alguns filósofos. Platão, ao falar de Athena, a tomou como protetora dos artesãos, ressaltando o caráter da deusa enquanto não somente uma guerreira e conselheira, mas efetivamente como aquela que, desde o momento que deu a oliveira aos mortais, estava preocupada em honrar a sabedoria prática, a habilidade de usar as mãos em articulação com o cérebro. Talvez Marx, ao falar que o pior engenheiro é ainda melhor que a melhor das aranhas, estivesse pensando, de fato, em Arachne. Mas certamente é com Hegel que Athena se imortalizou para nós modernos, finalmente, na sua ligação com a filosofia. É claro que predominou seu nome romano, Minerva. E mais que a própria deusa, a coruja ficou no centro da história.
A frase de Hegel, que diz que a Coruja de Minerva levanta vôo somente ao entardecer, alude ao papel da filosofia. Ou seja, a filosofia só pode dizer algo sobre o mundo, através da linguagem da razão, após os acontecimentos que haviam de acontecer realmente acontecerem. Antes que “prever para prover”, que é um lema de Comte e, portanto, do espírito cientificista, Hegel preferia dar crédito a uma postura filosófica que se via distinta da postura da ciência: a voz da razão explica – racionaliza – a história. Ou seja, depois da história, ela mostra que esta não foi em vão.
Quando dizemos, com William James, que cada filosofia é o temperamento do filósofo que a criou, podemos então caminhar mais um pouco e dizer que Marx e Hegel aparecem como os que melhor encarnaram a própria psicologia de Athena para tecerem suas filosofias. Marx e Hegel, cada um com sua própria psicologia, seus temperamentos, captaram o espírito de Athena para fazerem disso espelhos para suas filosofias. Pois, afinal, Athena detinha com suas duas facetas o espírito de suas filosofias: de um lado, Athena era a protetora de uma democracia de artesãos, de outro, a racionalizadora das decisões urbanas. Portanto, Marx e Hegel, em essência!Mas sabemos que, de fato, o símbolo da filosofia ficou sendo a coruja, não Athena. Poderia ser outro animal, e não a coruja, o mascote de Athena? E como mascote da filosofia, o que indica?
A coruja não é bela. Platão era tido como belo, mas Sócrates era horrível. A coruja não é adepta de uma visão unidirecional, ela gira a cabeça quase que completamente, vendo todos os lados. Platão era adepto de uma visão unificadora, mas Sócrates era quase um perspectivista. Platão ensinava em uma escola que, muitas vezes, foi oficial. Mas Sócrates ensinava nas ruas. Foi acusado e condenado por seduzir os jovens, por roubá-los da Cidade, da Pólis. A coruja, por sua vez, é a ave de rapina par excellence, e apanha os descuidados – na noite. Os leva da cidade, para seu ninho. E então, dá para entender, agora, o que é que coruja e filosofia fazem juntas?  
adaptado:
De Marilena Chaui
Editora. Ática, São Paulo, 2000.