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El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar”



A mostra “El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar” traz a cinematografia do diretor espanhol Pedro Almodóvar a Brasília.

Serão 18 dias de intensa programação, na qual o espectador poderá prestigiar todos os filmes de Almodóvar, como Maus Hábitos, Que eu Fiz Para Merecer Isto?, Carne Trêmula, Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela, Má Educação, Volver e Abraços Partidos.

A mostra irá contar também com longas produzidos por Almodóvar e seu irmão, Agustín, na produtora El Deseo, dentre os quais A Espinha do Diabo, de Guillermo del Toro, Minha Vida Sem Mim, de Isabel Coixet, A Menina Santa, de Lucrécia Martel, e A Vida Secreta das Palavras, de Isabel Coixet.

Também serão exibidos filmes presentes na lista dos preferidos de Pedro Almodóvar ou tidos como referenciais para seus trabalhos, entre os quais Noites de Cabíria, Horas de Desespero, A Malvada,Janela Indiscreta, No Silêncio da Noite, Sonata de Outono, Pacto de Sangue e Os Olhos Sem Rosto, além dos brasileiros Casa de Areia e Coração Vagabundo.

Para completar a programação, será exibido o documentário inglês Tudo Sobre o Desejo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar.

Ao todo, 36 filmes estão em cartaz.

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22

Quando: De 26/07/2011 a 14/08/2011

Horário: Terça a Domingo Verifique a programação

http://www.buendiafilmes.com/mostraeldeseo/

Entrada franca. Retirada de senhas com uma hora de antecedência, sujeito à lotação.

Informações:

(61) 3108-7600

Classificação Indicativa: Verifique a programação.

Empreendedorismo jovem: qual o seu lugar na escola básica?

     Iniciamos esse diálogo com uma problematização para a escola, e em especial, para nós, educadores: como os jovens podem fazer a diferença como coautores de uma cidadania planetária e qual o compromisso da escola básica com a formação plena de nossos estudantes?
     Nos últimos trinta anos, as transformações sociais vêm se radicalizando e exigindo posicionamentos científicos e tecnológicos cada vez mais inovadores. A sociedade do conhecimento gera poder na medida em que constrói as relações de subordinação. Por essa razão, uma educação emancipadora se torna indispensável cada vez mais cedo. Não se pode esperar mais o término de um curso superior ou o ingresso no primeiro emprego para se pensar em empreender e inovar. A excelente formação acadêmica e tecnológico-profissional de nossos jovens continua a ser uma das exigências de sua educação plena, porém novas demandas estão se impondo como necessárias à inserção crítica e com autonomia no mercado de trabalho e colocando novos desafios à reinvenção da sua empregabilidade. O emprego, na ótica tradicional, já não dá conta das exigências de sobrevivência, de desenvolvimento sustentável, entre outras demandas da produção de uma sociedade digna, fraterna e justa.
     Problematizar sobre novas possibilidades de emprego e alternativas criativas de sobrevivência, que contribuam para o desenvolvimento das comunidades locais e de processos mais amplos, passa a ser responsabilidade de todos os educadores e profissionais que direta ou indiretamente participam da vida dos jovens no nosso país. Isso também vai fazendo parte da vida do próprio jovem, na medida em que constrói e/ou conquista autonomia.
     Este conceito precisa ser ampliado, relacionando-o principalmente com as categorias de autonomia, criticidade e criatividade, a partir dos ensinamentos de Paulo Freire. Precisamos estar situados no mundo como sujeitos construtores da história, pois viver intensamente o presente e empreender é iniciar a construção de um futuro provavelmente promissor.
     Eis um grande desafio a enfrentar! É importante considerar o empreendedorismo como uma oportunidade a mais para a inserção crítica e com autonomia do jovem no mercado de trabalho, como possibilidade de afirmação da sua identidade como ser humano. Isso pode torná-lo capaz de socializar ideias, de trabalhar junto, de inovar num processo colaborativo, de realizar-se em processos criativos de trabalho, rompendo com dependência dos padrões tradicionais de emprego. Empreender é ampliar uma visão de mundo, de si mesmo no mundo do trabalho.
     A ideia das novas formas de trabalho e, não exclusivamente de emprego, vem ganhando força entre diversos segmentos da sociedade. Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessária a inclusão do tema “empreendedorismo/protagonismo juvenil” nos currículos da escola básica e da universidade, para que o jovem tenha o direito de ser educado para a mudança e não para estabilidade. A responsabilidade e o compromisso com essa formação incluem uma prática educativa dialógica que possibilite aos jovens “uma leitura crítica de mundo” e o reconhecimento de, como sujeitos históricos, podem ousar e intervir com autonomia no mercado de trabalho, participando da construção de um mundo melhor.
     Targélia de Souza Albuquerque é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Postado por Ingrid Duarte

Mostra de Cinema Árabe em Brasilia


Sessão extra especial no encerramento da Mostra de Cinema Árabe em Brasília

Domingo 10 de julho, 13h40

CCBB - Setor de Clubes Sul, trecho 2, conjunto 22

Filme SATIN ROUGE / Cetim vermelho (França/Tunísia. Drama, 100 min, 2002).
Classificação indicativa: 14 anos. Da cineasta tunisiana Raja Amari, presente na abertura da Mostra.
Com Hiam Abbass, Maher Kamoun e Hend El Fahem.

Sinopse: Lilia vive na Tunísia, com sua filha adolescente Salma, que criou sozinha depois que seu marido morreu. Por algumas circunstâncias da vida e para proteger sua filha, Lilia ganha a noite em um cabaré. Um novo mundo se abre a ela. Pela dança, ela descobre seus desejos escondidos nos anos de deveres e obrigações. Lilia começa então um romance com um dos músicos do cabaré, que secretamente também mantém um romance com Salma.

* Montreal World Film Festival 2002: Melhor Filme Africano ;

* Seattle Internacional Film Festival 2002: Prêmio especial do Júri - Novos diretores;

* Torino International Festival of Young Cinema 2002: Melhor Roteiro, Menção Especial e Melhor Filme Internacional .

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v​=B4CJEzmsXOI


O uso do cinema em sala de aula

Resultado do 1º simulado do PAS

Atenção, alunos!

No link abaixo, visualize o resultado do 1º simulado do PAS/UnB realizado pelo CEd07/Alub.

A todos, parabéns pelo desempenho!!!

Resultado do simulado 2011