Notícias

“Programa Aluno Integrado” – edição 2011

“Programa Aluno Integrado” – edição 2011

A UFG, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e MEC, disponibiliza 10.000 (dez mil) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública do Brasil.

O objetivo do curso é o promover qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O conteúdo programático organiza-se em quatro Módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 180 horas.

O curso será ofertado na modalidade a distância, pela internet e certificação pela Universidade Federal de Goiás. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o e-Proinfo. As pré-inscrições estão abertas podem ser realizadas pelo site http://www.labtime.ufg.br/labtime/ai/index

Os requisitos para pré inscrição dos alunos do Ensino Médio são:

1 - Estar matriculado em escola da rede pública, cursando o ensino médio;

2 - Ter acesso a um computador para estudo do conteúdo;

3 - Ter disponibilidade de 1 a 2 horas diárias de estudo;

4 - Acessar a internet, em média 4 horas semanais;

5 - Enviar documentos pessoais e comprovante de matrícula.

Importante ressaltar que a iniciativa para participar do curso é do aluno e que todas as informações necessárias estão disponíveis no site informado acima.

Para finalizar, segue abaixo o Cronograma do Curso:

Cronograma do Curso

03/05/2011 a 20/05/2011 - Pré-inscrição dos alunos interessados no curso
05/06/2011 - Resultado dos alunos selecionados para fazer o curso
05/06/2011 a 05/07/2011 - Matrícula dos alunos selecionados no ambiente do curso
01/08/2011 a 30/11/2011 - Período do curso

Informações: GTEC/Coordenação de Informática na Educação - 3901 4354

Clipe da Semana - Que país é esse? - Legião Urbana

Aqui você encontrará músicas que retratam temas sociais.
Na dica de hoje selecionei o clipe Que país é esse?, da banda Legião Urbana.
A música aborda uma série de críticas à corrupção, à desigualdade social, entre outros problemas sociais.
Essa é a versão oficial do clipe.
Vale a pena curtir a letra!

http://www.youtube.com/watch?v=Tt4j1WuqpQU&feature=player_embedded

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Livros do PAS 2011 - links das obras

Devido ao custo de algumas obras, os alunos estão encontrando dificuldades em adquiri-las.
Para facilitar os estudos dos nossos alunos, deixamos aqui alguns links de sites que dispões as obras em formato PDF. Esclarecemos que os links são de responsabilidade do provedor do site. Pode ocorrer o fato destes links serem deletados devidos a questões referentes aos direitos autorais. Caso isso ocorra, por favor, nos comunique!
Assim que conseguir mais material, deixaremos postados aqui!


2ª ETAPA DO PAS


3ª ETAPA DO PAS
- João Guimarães Rosa - A hora e vez de Augusto Matraca
- Clarice Lispector - Felicidade Clandestina
- Friedrich Nietzsche - Crepúsculo dos Ídolos
- Graciliano Ramos - São Bernardo

Boa leitura!

Textos complementares sobre Energia Nuclear

Atenção, Alunos!

História da Energia Nuclear:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8jWHwviYSL9NWI5MmI5YTQtZTIyMy00OWEwLTk2MjItYjI4MzFhOGEyOWI5&hl=pt_BR

Aplicação da Energia Nuclear
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8jWHwviYSL9MmFlNTgwMWMtZjdmOC00Yzg0LWFjNzAtN2Q5Yjk5MjY3ZTA5&hl=pt_BR

Energia Nuclear
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8jWHwviYSL9MGMyNTQxMzMtZGZhOS00MzU0LTgxYTMtZDZhOGU3N2Q0OTBk&hl=pt_BR

Aniversário do Centro Educacional 07 de Taguatinga.

ESPAÇO DE MEMÓRIA

          Em 18 de abril de 1978 era inaugurada a Escola classe 43 de Taguatinga, cujo setor fora criado em 1974 pela antiga SHIS.
No início o atendimento era de 1ª a 4ª séries e como a demanda já não atendia aos anseios da comunidade, ampliou-se este atendimento até a 6ª série.
          Em 1º de março do ano de 1984 a escola passou a chamar-se Centro de Ensino de 1º grau 13 de Taguatinga, atendendo até a 8ª série.Através da mobilização da comunidade do Setor M Norte é implantado o Ensino Médio, mudando novamente a história desta escola.
          Em 23 de maio de 1995 é regularizado o Centro Educacional 07 de Taguatinga.
         O setor M Norte tem uma comunidade formada por cidadãos de diversos estratos sociais, neste setor o nível sócio-econômico é heterogêneo. Podemos encontrar famílias das chamadas classes A, B, ou C, ao mesmo tempo é perceptível a situação de outras famílias em nível bastante precário.Grande parcela destas pessoas são assistidas por algum programa dos governos federal ou local.

          No dia 23 de maio de 2011, a escola comemorou 16 anos como Centro Educacional 07 e os alunos fizeram uma atividade em homenagem ao aniversário da escola.
Vejam as imagens:



 






Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública.

Resumo da Educação no Brasil (Profª Amanda Gurgel)

IntegraCine7- 20/05/2011 (6ªfeira)


Ficha de Informações do Filme

Título: Mr. Abrakadabra!
Título (inglês): Mr. Abrakadabra!
Duração: 13 min e 57 seg.
Ano: 1997
Cidade: Salvador/ Cachoeira UF(s): BA País: Brasil
Gênero: Ficção
Subgênero: Comédia
Cor: Colorido

“Programa Aluno Integrado” – edição 2011

Atenção, Alunos!

A UFG, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e MEC, disponibiliza 10.000 (dez mil) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública do Brasil.

O objetivo do curso é o promover qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O conteúdo programático organiza-se em quatro Módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 180 horas.

O curso será ofertado na modalidade a distância, pela internet e certificação pela Universidade Federal de Goiás. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o e-Proinfo. As pré-inscrições estão abertas podem ser realizadas pelo site http://www.labtime.ufg.br/labtime/ai/index

Os requisitos para pré inscrição dos alunos do Ensino Médio são:

1 - Estar matriculado em escola da rede pública, cursando o ensino médio;

2 - Ter acesso a um computador para estudo do conteúdo;

3 - Ter disponibilidade de 1 a 2 horas diárias de estudo;

4 - Acessar a internet, em média 4 horas semanais;

5 - Enviar documentos pessoais e comprovante de matrícula.

Importante ressaltar que a iniciativa para participar do curso é do aluno e que todas as informações necessárias estão disponíveis no site informado acima.

Para finalizar, segue abaixo o Cronograma do Curso:

Cronograma do Curso

03/05/2011 a 20/05/2011 - Pré-inscrição dos alunos interessados no curso
05/06/2011 - Resultado dos alunos selecionados para fazer o curso
05/06/2011 a 05/07/2011 - Matrícula dos alunos selecionados no ambiente do curso
01/08/2011 a 30/11/2011 - Período do curso

Informações: GTEC/Coordenação de Informática na Educação - 3901 4354

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE

ATENÇÃO, ALUNOS!

2° BIMESTRE: 28/04 a 08/07

Reflexão:

A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência. (Augusto Cury)

09 à 13/05 – Semana de Educação para a vida (dias letivos temáticos)

03/06 (6ª f) – Avaliação Mensal Interdisciplinar

05/06 (dom) – Aniversário de Taguatinga

23/05 (2ªf) – Aniversário do CEd 07 – 16 anos

20/06, 21 e 22/06 (2ª, 3ª e 4ª f) – Avaliação Bimestral- área de conhecimento- Códigos, CH, CN

15/06 (6ª) – Avaliação pedagógica- dia letivo temático

28/06 (4ª f) – 2ª chamada- SOMENTE COM ATESTADO MÉDICO

23/06 (5ªf)- Feriado

29/06 e 04/07 (2ª e 4ª f) - Conselho de Classe -vespertino

06/07 (4ª f) – Reunião de Pais/entrega de boletins – vespertino


Equipe Pedagógica 2011

A deseducação no Brasil

Escola não é o primeiro lugar a se educar o indivíduo, mas na maioria das vezes é o primeiro lugar a deseducá-lo. Será nesse ambiente que o aluno irá dar continuidade a sua socialização, passo fundamental para aprender novos valores. Mas a questão é: Que valores serão esses? O que a sociedade espera do indivíduo? Até que ponto a escola é obrigada a “formar” e não a educar os alunos?
     Ao analisarmos a palavra “formar”, leva-nos a alusões como colocar em forma, o mesmo que padronizar, estandardizar, isto é, fazer com que os educandos tenham o mesmo comportamento, atitude e maneira de pensar. Podemos também trabalhar a palavra “formar” no sentido de construir, dar forma, que é uma outra divergência do que é esperado, pois, com a globalização e o dinamismo das informações, percebe-se que nem os profissionais encontram-se formados, ou seja, eles estão em constante formação, por isso então a escola não forma, apenas faz o aluno galgar os primeiros degraus de sua construção como cidadão e protagonista.
     Seria uma quimera imaginar uma escola a qual o conhecimento não seja tão institucionalizado? É a tão conhecida pedagogia da autonomia, conceito esse aplicado em regiões na qual a educação é vista como fator de suma importância para o crescimento e desenvolvimento, por isso, ela é investimento. No Brasil, a educação é vista como gasto, e por isso se aplica a pedagogia do empurrão ou pedagogia do emburrecimento, ou seja, reprovação zero, reprovação essa que, apesar de não existir mais nas escolas, existirá na vida.
     A escola está preparando esse aluno para o quê? Quando o educando sair desse sistema, a sociedade irá se lembrar que não existe reprovação e, consequentemente, não irá reprová-lo também? Será que estamos preparando nossos educandos para se tornarem homens de bem? Sêneca (por volta de 4 a. C. – 65) insistia na educação para a vida e a individualidade: “non scholae, sed vitae est docendum”, isto é, “não se deve ensinar para a escola mas para a vida” e para que vida estamos ensinando nossos alunos? Uma vida de mediocridades e de miséria que fará do educando um mero escravo do destino?
     Este trabalho tem o intuito de levantar dúvidas e fomentar uma criticidade no educador fazendo com que o mesmo analise até que ponto se sente manipulado por um discurso que se faz imperar uma demagogia e o leva a ser mais um multiplicador de números que mascaram uma realidade que violenta a dignidade de um povo. Precisamos fugir da esperança, pois ela apenas prolongará o nosso tormento, deixando-nos passivos e inertes. Necessitamos apenas de atitudes. Será que estamos tão cansados a ponto de nadarmos contra uma maré de descasos com a verdadeira educação?
     Precisamos repensar a função da escola e o ato de educar e sair de nossa passividade intensa, de nosso estado cataléptico para um protagonismo que implicará em mudanças.
     Terezinha Azerêdo Rios nos mostra uma visão pessimista sobre a escola enquanto a sociedade apresentar suas limitações e, em contrapartida, nos dá também uma visão otimista falando que uma boa escola ajuda a uma boa sociedade. A questão é: quem é o maior influenciador nesse processo? A sociedade ou a escola? Seja qual for a sua resposta, não estamos levando nossos alunos a uma reflexão. Estamos alienando-os cada vez mais e tornando-os manipuláveis por um poder corruptor.
     Cabe à escola oferecer ao aluno um agir interativo com o seu contexto, com uma identidade responsável, e dar forma ao conhecimento que será aplicado as suas necessidades sentidas e vivenciadas com o seu entorno.
  Fonte:Texto de Wolmer Ricardo Tavares, mestre em Educação e Sociedade e docente da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) – campus Lafaiete. E-mail: wolmertavares@gmail.com . Retirado do site: jornal virtual da revista profissão meste.

Workshop das profissões 2011

























Parabéns equipe diretiva, alunos e professores!










O Workshop das Profissões tem como objetivo estimular o trabalho em equipe, a criatividade, a cooperação nas diversas competências capacitan-do o jovem para o mundo das esco-lhas, vislumbrando prepará-lo para os avanços tecnológicos e a ampliação de conhecimento sobre as mais diversas profissões.