Notícias

Reinício das atividades do nosso cine clube

Olá pessoal!

O reinício das atividades do nosso Cine Clube "IntegraCine 7"  será no dia 07/04 (5ª feira) às 18h30min, com a exibição do filme "Rap, o canto da Ceilândia" de Adirley Queiróz. E o diretor do filme Adirley confirmou a presença no dia.
Venha participar desta nova atividade de integração de nossa escola!

No filme o ponto final é na cidade-satélite da Ceilândia, para onde a população mais pobre foi assentada depois que a elite de Brasília alojou-se no Plano Piloto. Rap – O canto da Ceilândia, de Adirley Queirós, abre os microfones para quatro rappers, estrelas locais, expressarem sua indignação de fundo social, racial e cultural. O rap surge, assim, em sua mais completa tradução – como um misto de queixa e afirmação, canto e luta, arte e política.

Classificação: 10 anos.

Currículo do filme

Festivais: 1. MELHOR FILME PELO JÚRI OFICIAL- FESTIVAL DE CINEMA
DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO(NOVEMBRO DE 2005)

2. MELHOR FILME PELO JÚRI POPULAR: FESTIVAL DE CINEMA
DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO(NOVEMBRO DE 2005)

3. PRÊMIO AQUISIÇÃO DO CANAL BRASIL: FESTIVAL
INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS É TUDO VERDADE(2006)

4. • GRANDE PRÊMIO CURTASE 20006- PELO MELHOR FILME DA
COMPETIÇÃO- FESTIVAL IBEROAMERICANO DE CINEMA DE
SERGIPE- CURTASE 2006

5. MELHOR DOCUMENTÁRIO DA COMPETIÇÃO OFICIAL EM 35 MM:
FESTIVAL DE AUDIVISUAL DO MERCOSUL- FAM 2006-FLORIANOPÓLIS.

6. PRÊMO RETRATO DA REALIDADE NACIONAL: FESTIVAL
UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO 2006

7. • MENÇÃO HONROSA PELA ABDC DO RJ:FESTIVAL
UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO 2006

8. MELHOR FILME DO JÚRI OFICIAL PARA FILMES EM 35 MM:
FESTIVAL DE GOIÂNIA 2006

9. MELHOR DIREÇÃO: FESTIVAL DE GOIÂNIA 2006

10. 3º LUGAR PARA O 3º FESTIVAL DE CURTAS DO PARÁ-2006-
MELHORES FILMES DO ANO EM CURTA METRAGEM.

11. PRÊMIO JANGADA NO FESTIVAL DE CINEMA DE
VITÓRIA-ESPÍRITO SANTO- 2006-ES

12. INDICAÇÃO PARA FINALÍSSIMA DO HÚTUZ 2006

13. INDICAÇÃO PARA CONCORRER COMO MELHOR FILME DO ANO NA CATEGORIA DE DOCUMENTÁRIO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA-prêmio melhores de 2006(www.academiabrasileiradecinema.com)

14. PARTICIPAÇÃO NO DVD 40 ANOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA EM 10 CURTA-METRAGENS.


Prêmios: 1. MELHOR FILME PELO JÚRI OFICIAL- FESTIVAL DE CINEMA
DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO(NOVEMBRO DE 2005)

2. MELHOR FILME PELO JÚRI POPULAR: FESTIVAL DE CINEMA
DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO(NOVEMBRO DE 2005)

3. PRÊMIO AQUISIÇÃO DO CANAL BRASIL: FESTIVAL
INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS É TUDO VERDADE(2006)

4. • GRANDE PRÊMIO CURTASE 20006- PELO MELHOR FILME DA
COMPETIÇÃO- FESTIVAL IBEROAMERICANO DE CINEMA DE
SERGIPE- CURTASE 2006

5. MELHOR DOCUMENTÁRIO DA COMPETIÇÃO OFICIAL EM 35 MM:
FESTIVAL DE AUDIVISUAL DO MERCOSUL- FAM 2006-FLORIANOPÓLIS.

6. PRÊMO RETRATO DA REALIDADE NACIONAL: FESTIVAL
UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO 2006

7. • MENÇÃO HONROSA PELA ABDC DO RJ:FESTIVAL
UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO 2006

8. MELHOR FILME DO JÚRI OFICIAL PARA FILMES EM 35 MM:
FESTIVAL DE GOIÂNIA 2006

9. MELHOR DIREÇÃO: FESTIVAL DE GOIÂNIA 2006

10. 3º LUGAR PARA O 3º FESTIVAL DE CURTAS DO PARÁ-2006-
MELHORES FILMES DO ANO EM CURTA METRAGEM.

11. PRÊMIO JANGADA NO FESTIVAL DE CINEMA DE
VITÓRIA-ESPÍRITO SANTO- 2006-ES

12. INDICAÇÃO PARA FINALÍSSIMA DO HÚTUZ 2006

13. INDICAÇÃO PARA CONCORRER COMO MELHOR FILME DO ANO NA CATEGORIA DE DOCUMENTÁRIO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA-prêmio melhores de 2006(www.academiabrasileiradecinema.com)

14. PARTICIPAÇÃO NO DVD 40 ANOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA EM 10 CURTA-METRAGENS.


Fonte: www.programadorabrasil.org.br 

O cineclube nas escolas


No ambiente escolar, a atividade cineclubista pode assumir diversas funções. Uma delas é aproveitar os temas dos filmes para se trabalhar as disciplinas do currículo. Além disso, pode trazer interessantes discussões para a sala de aula, incentivando os alunos a dar opiniões e ouvir e respeitar as idéias dos colegas, mesmo que sejam diferentes das suas.
Outra interessante possibilidade de trabalho é abrir a escola para a comunidade do entorno, tornando-a não só um centro de ensino, mas um centro de convivência – cultural e de entretenimento. A partir daí, as pessoas podem se tornar mais atentas aos acontecimentos e interessadas em propor alternativas, colaborando para a mudança da sua qualidade de vida e do seu coletivo.
Quando relacionamos os programas ao currículo escolar, deve-se ter o cuidado de abordar temas complementares ao processo de aprendizado. Também é importante que o professor assista aos filmes antes e, ao apresentá-los para a turma, aponte os pontos em que os alunos devem prestar mais atenção. Não é recomendado fazer comentários durante a projeção. Promova um debate após a sessão.
Quando existir um cineclube em cada escola, a produção audiovisual brasileira estará plenamente à disposição de todos os brasileiros.

Fonte: programadorabrasil.org.br

Oficinas do Festival de Filmes Curtíssimos


Serão oferecidas oficinas gratuitas para alunos do ensino médio da rede pública
Dentro da programação do Festival de Filmes Curtíssimos serão oferecidas oficinas gratuitas para alunos do ensino médio da rede pública. As aulas começam dia 24 de março e serão ministradas no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, terças e quintas, das 19hs as 22hs. As inscrições devem ser feitas pelo email: secretaria@filmescurtissimos.com.br e devem constar o nome, idade, telefone e instituição de ensino. O objetivo das oficinas é disseminar conhecimento em cinema e “formar o olhar” de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.

Confira as Oficinas:

Etapa 1 – Roteiro – (Duração - 9hs)
Abordagem das técnicas de escrita do roteiro e elaboração de texto voltado à produção audiovisual. Ao final da oficina o produto gerado será um roteiro de ficção ou documentário de autoria coletiva dos alunos participantes.

Etapa 2 – Linguagem Audiovisual – (Duração - 6hs)
Serão trabalhados os elementos da sintaxe audiovisual necessários para a filmagem de um curta-metragem.

Etapa 3 – Direção – (Duração - 9hs)
Aspectos da direção: planificação, ponto de vista, enquadramento, movimentação de câmera e atores, ritmo.

Etapa 4 – Fotografia e Iluminação – (Duração - 9hs)
A oficina tem por foco a iluminação para vídeo/cinema, abordando tipos de equipamentos e principalmente conceitos básicos de fotografia para imagens em movimento.

Etapa 5 – Edição Não Linear – (Duração - 8hs)
O objetivo da oficina é conhecer como se dá a construção de sentidos pela manipulação das imagens. Os alunos irão editar o making off das oficinas.

Mais informações pelo site www.filmescurtissimos.com.br

Fonte: Secretaria de Cultura do DF

CNE prevê "apagão do ensino médio" no Brasil

A Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) deve divulgar hoje relatório que prevê um possível "apagão no ensino médio" no Brasil. O estudo foi fundamentado em uma pesquisa do Instituto de Pesquisa (Inep) ligado ao MEC. O texto estima a necessidade de cerca de 235 mil professores nesse nível de ensino em todo o País.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, segundo o estudo, o maior déficit encontra-se nas áreas de física, química, biologia e matemática. O trabalho estima a necessidade de 55 mil professores de física, mas aponta que as licenciaturas da área só formaram 7.216 entre 1990 e 2001.
Para a CNE, outro problema a ser enfrentado no ensino médio, além da questão quantitativa, é a formação dos professores. As únicas áreas em que mais de 50% dos professores têm licenciatura na disciplina ministrada são língua portuguesa, biologia e educação física. O estudo aponta que o problema da falta de professores deve aumentar com o crescimento esperado do número de matrículas.
Como medidas emergenciais, os autores do relatório propõem o aproveitamento de alunos de licenciatura como professores, a criação de uma espécie de Prouni para o ensino médio no caso de as escolas públicas não conseguirem atender à demanda, incentivos para aposentados retornarem à carreira e a contratação de estrangeiros.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao

Abono bimestral para pais e responsáveis

LEI Nº 449, DE 17 DE MAIO DE 1993
DODF DE 19.05.1993
Autoriza o Governo do Distrito Federal a instituir abono bimestral para pais e responsáveis de crianças em idade escolar.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE À CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º - O Governo do Distrito Federal fica autorizado a instituir Abono de Ponto Bimestral, para pais e responsáveis de crianças em idade escolar.

§ 1º - O abono de ponto bimestral é concedido a pais e responsáveis, funcionários da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, bem como do Poder Legislativo local, que participam de reuniões de pais e mestres.

§ 2º - O abono a que refere o "caput" deste artigo é concedido para o prazo em que se realizem as reuniões, mediante comprovação da entidade educacional, que expedirá a respectiva declaração comprobatória da freqüência.

§ 3º - O pai ou responsável por crianças que freqüentem turnos diferentes só terá um turno abonado por bimestre. 

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 17 de maio de 1993
105º da República e 34º de Brasília

18/3/2011 - Dilma vai pedir a Obama vagas a universitários nos EUA



A presidente Dilma falou ontem (17), em Uberaba (MG), que irá discutir com o presidente dos EUA, Barack Obama, parcerias na área da educação. "Queremos vagas e oportunidade nas grandes faculdades e universidades americanas, nós damos conta das bolsas."
Retomando o discurso da campanha e da posse presidenciais, Dilma voltou a falar sobre a meta de erradicar a pobreza no País, considerada por ela uma "exigência social, ética e econômica".
A presidente também voltou a afirmar que deseja criar um programa nacional para o ensino técnico.
Dilma assinou ontem, em Uberaba, o protocolo para a construção de uma fábrica de amônia, um dos produtos básicos para a formulação de adubos.
Clique aqui e acesse a publicação original da notícia

Fonte: Estadão Educação

Quanto custa nosso Congresso?

Nessa época de eleições, uma das coisas que talvez nos venha à mente diz respeito ao custo de cada um de nossos representantes. Presidentes, governadores, prefeitos, senadores, vereadores, deputados federais e estaduais: todos eles recebem um salário para o trabalho que executam e, bem mais que isso, verbas para gastos dos mais diversos.
Para darmos um exemplo de quanto temos que desembolsar para manter toda essa estrutura política, vejamos quanto nos custa, por exemplo, um deputado federal, lembrando que há 513 trabalhando no Congresso.
O atual salário de um deputado é de R$ 16.512,00. Mas, como já adiantamos, esse valor representa só uma pequena parte dos gastos referentes ao cargo. Cada deputado recebe também uma chamada verba de gabinete, que é de R$ 60.000,00.
Congresso Nacional
Com esse valor, ele pode contratar até 25 assessores, além de pagar material de escritório. Além disso, há uma verba indenizatória, de R$ 15.000,00, para ser usada com gasolina, comida e até aluguel de escritório, sendo que os deputados já têm direito a um, no Congresso Nacional. Parece bastante dinheiro já, não é? Mas, valores não param por aqui.
Há, ainda, R$ 9.000,00 que podem ser gastos com viagens aéreas, sendo que essas não precisam ser justificadas. Ou seja, podem ser viagens pessoais ou a trabalho. De assistência médica (não precisam, pois, usar hospitais públicos), recebem R$ 8.000,00.
 
Para pagamento de aluguel em Brasília, são mais R$ 3.000,00. Um valor ainda é pago para gastos com cartas, ligações telefônicas e internet (R$ 4.000,00), e, para quase finalizar, há R$ 1.000,00 para serem gastos com impressões e assinaturas de revistas.
Por que quase finalizar? Porque os deputados, diferentemente de todos os outros brasileiros que trabalham com carteira assinada, recebem ainda, além do 13° salário, pago normalmente no final ano, um 14° e um 15° salários. Doze meses trabalhados, quinze salários recebidos. A conta final? Um deputado gasta, por mês, no Brasil, R$ 166.512,09.
Em 2007, a ONG Transparência Brasil realizou um levantamento, apontando que o orçamento do Congresso Nacional brasileiro estaria, naquele ano, por volta de R$ 6 bilhões. Isso significa que se gastava com os 513 deputados e 81 senadores R$ 11.545,04 por minuto.
Em termos comparativos, informou também a ONG, nosso legislativo custa três vezes mais do que o francês e cinco vezes mais do que a média europeia.
Todos esses números apresentados são suficientes para pensarmos em algumas coisas como: é possível, sim, termos um Congresso mais barato. Mas, também, temos que fazer nossa parte, como membros da sociedade brasileira, votando conscientemente nas eleições de 3 de outubro.

Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br/

NORMOSE



      
Entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, sobre uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal. 

      Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito "normal" é magro, alegre, belo,sociável, e bem-sucedido. Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema. Quem não se "normaliza", quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo.
      
       A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento. 
      A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?
      Eles não existem. Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados.
Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos, seja lá quem for todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo.
    A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar? Freqüentar terapeuta para bater papo? 
      Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias.
     Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira:
não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com OS riscos de viver uma vida a seu modo. 
      Criaram o seu "normal" e jogaram a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. 
      Não adianta querer tomar para is as ilusões e desejos dos outros. É fraude.
      E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.
      Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera.
Para mim são os verdadeiros normais, porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.
      Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.
Fonte:
logo catolica.JPG
Angela Dutra
Coordenadora da Editora Universa - UCB
Tels: 3356-9157/9095


CURSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO NO CEd 07

O Campus Taguatinga está com inscrições abertas para os cursos FIC de Atendimento ao Cliente e Assistente Administrativo.
As inscrições vão até o dia 16 de março, no Centro Educacional 07 de Taguatinga, que funciona no endereço QNM 36/38 Área Especial 01 - Taguatinga, local no qual também serão ministradas as aulas.

Verifique o edital para mais informações.

Uma onda chamada Tsunami

           O mundo se calou e assistiu estupefato à tragédia que matou milhares de pessoas na Ásia, causada por um tsunami.
           Tsunami é uma palavra japonesa que quer dizer algo como “onda gigante”, ou “onda de maré”, que é provocada por terremotos (ou sismos) ocorridos no fundo dos oceanos ou mesmo perto da costa. Erupções também podem provocar este fenômeno.

          Vejamos como isso acontece:

          Tsunami é uma onda gigantesca provocada pelo deslocamento de uma grande massa de água, que se move a várias centenas de quilômetros por hora. Esse deslocamento de água é provocado por sismos subaquáticos.
 
          Mas nem todos os terremotos que apresentam seu epicentro no mar originam essas ondas gigantes. Por exemplo, se o sismo for provocado devido ao deslizamento das placas tectônicas, (isto é, através de um movimento lateral), não haverá movimentação da massa de água e, conseqüentemente, não haverá tsunami. É com a ruptura da placa que se gera o movimento que fatalmente originará um tsunami, e isso acontece quando há um movimento vertical das placas. Foi o que aconteceu na Ásia, nesse final de ano: o epicentro do sismo foi localizado a 40 Km de profundidade, na costa oeste da ilha de Sumatra, a 1.620 Km da capital da Indonésia, Jacarta, numa zona com uma falha tectônica já conhecida, responsável por vários abalos todos os anos. Veja no mapa!
 
Local atingido pelo tsunami
         A placa australiana está sendo empurrada para baixo da placa eurasiana. Esse movimento, que chamamos de subducção, acaba por liberar energia e romper a placa que está embaixo, provocando o deslocamento da massa de água que se encontra acima de tal fenômeno. Por fim, para que aconteça efetivamente um tsunami, o epicentro do sismo tem de ocorrer perto da superfície (nesse caso, 40 Km de profundidade é considerada uma distância próxima à superfície), já que a fratura que é provocada tem de entrar em contato com a água.

        O sismo ainda precisa ser bastante forte para que a onda criada seja detectada pelas pessoas – sismos de fraca intensidade podem provocar pequenas alterações na superfície da água, detectadas apenas por aparelhos específicos. No caso do terremoto que provocou o tsunami da Ásia, a intensidade foi de 9,0 pontos na escala Richter.

        O que aconteceu (e ainda está acontecendo) àquelas pessoas que estavam por ali quando veio o tsunami foi realmente muito, muito triste. Muito tem se dito que contra tais desastres naturais o homem nada pode, só nos restando lamentar o fato.

       Mas é muito importante destacar que o tamanho do desastre poderia sim ter sido evitado, e que o homem dispõe de técnica e tecnologia para minimizar estragos como esse.

       Os tsunamis podem ser detectados com certa antecedência, ao contrário do que foi dito por alguns na mídia. Alguns países desenvolveram mesmo mecanismos de alarme, como é o caso do Japão. Se depois de um forte abalo, detectáveis pelos sismógrafos, existirem condições para a ocorrência de uma onda gigante, é calculado o risco e alertada a população. Dependendo da velocidade da onda e da distância a que está da costa, pode haver tempo suficiente para evacuar as pessoas.

      No caso de certas zonas da Índia e do Sri Lanka, é sabido que muitas vidas teriam sido poupadas se a região tivesse um plano de emergência organizado para responder de forma imediata ao tsunami. O Centro de Detecção de Tsunamis, localizado no Havaí, emitiu avisos de alerta, algum tempo antes das enormes ondas atingirem a costa. Com efeito, técnicos da U.S. Geological Survey, órgão de Vigilância Geológica dos Estados Unidos, dizem que tentaram avisar sobre os tsunamis, mas não conseguiram dar o alerta a tempo porque os países atingidos não possuíam centros de detecção de sismos. Isso soa até absurdo, pois tais países estão localizados no chamado círculo de fogo, onde possuir centros de detecção de terremotos e tsunamis é fundamental, não é mesmo?

    O fato de ali não existirem tais centros é uma outra discussão, mas já se vê que a dimensão da tragédia foi mais fruto de decisões políticas e desigualdades econômicas do que “maldade” da natureza...

Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br,com adaptações.

Sistema nervoso dos vertebrados


                O sistema nervoso dos vertebrados pode ser dividido em sistema nervoso central e periférico. O sistema nervoso central se constitui do cérebro e da medula espinhal. A grande maioria dos corpos celulares e a maioria dos dendritos e axônios estão no sistema nervoso central e pertencem a interneurônios. Como estes neurônios passam a informação de um para o outro, a informação sensorial é integrada: é comparada, modificada, adicionada ou suprimida, determinando a resposta apropriada às condições existentes. Só para citar um exemplo, sua resposta a um pedaço de bolo depende do quão cheio está o seu estômago e de quão delicioso ele parece, de quão bem ele cheira, entre outros fatores.


  
            No sistema nervoso humano, algumas destas atividades acontecem de forma automática, outras são feitas por "centros superiores", partes do sistema nervoso onde chegam os estímulos sensoriais e nossos próprios pensamentos e emoções deliberam sobre um tipo de resposta ou outro. A ciência ainda não sabe se outros animais também têm funções conscientes em seus sistemas nervosos.

           O cérebro é protegido pelo crânio, e a medula espinhal pela coluna vertebral. Dentro desta proteção óssea, tanto o cérebro quanto a medula são protegidos por três camadas de membranas, as meninges. Inflamações nas meninges, as meningites, são em geral doenças muito sérias, já que elas estão muito próximas aos tecidos nervosos.

  
        O sistema nervoso periférico conecta o sistema nervoso central com o resto do corpo, incluindo os órgãos sensoriais que por sua vez estão em contato com o resto do mundo. Ele consiste de nervos, feixes de axônios ligados por tecido conectivo e gânglios periféricos, junções de corpos celulares fora do sistema nervoso central.

  
       O sistema nervoso periférico tem duas partes, que têm diferentes papéis. O sistema nervoso somático, que contém tanto neurônios motores quanto sensoriais. Ele controla a musculatura esquelética, que é aquela que utilizamos ao correr, sorrir, cantar ou desenhar. O sistema nervoso autônomo contém apenas neurônios motores. Ele controla músculos e glândulas que usualmente estão fora de nosso controle. Estes efetores controlam coisas como a pressão cardíaca e os movimentos do alimento no trato digestório.          

Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br

Duelo de Gigantes


        A Itália dos séculos XV e XVI pode ser considerada um dos berços da Matemática. Palco de inusitadas situações, suas terras abrigavam mercadores, jogadores de cartas, trapaceiros, pessoas comuns e, também, cientistas.
         Uma das principais atrações das grandes cidades eram os desafios realizados em praça pública. Mas, não estamos falando de duelos de bandidos e de mocinhos do velho oeste, mas sim, de duelos de sabedoria e de conhecimento.
 

           Dois cientistas duelavam por horas a fio, defendendo cada um suas ideias e apontando as possíveis falhas dos adversários.
           Hoje em dia, isso parece coisa de quem não tem o que fazer, mas esses duelos renderam grandes frutos e muito contribuíram para o desenvolvimento da ciência que conhecemos hoje.
          Havia, no entanto, uma limitação: todo esse blá-blá-blá precisava ser registrado. A criação de símbolos que simplificassem a anotação de sentenças matemáticas relativas a leis e a relações entre medidas, por exemplo, foram, então, desenvolvendo-se e aperfeiçoando-se.
       A ideia de substituir um número por um símbolo e indicar as operações por sinais foi um processo lento e demorado. Houve um tempo em que os numerais dos 9 primeiros números inteiros eram representados pelas letras do alfabeto grego: a, b, d, e, t... etc., e o sinal de igualdade era representado pela palavra “isos”.
       Fibonacci, Pacioli, Cardano e Tartaglia foram grandes matemáticos que participaram desses desafios.Eles acabaram se juntando para compor uma linguagem simbólica que traduzisse uma sentença dessa linguagem para a linguagem comum.
        Essa nova linguagem não só facilitou e muito a vida dos cientistas, como também deu origem a uma nova ciência: nascia aí a Álgebra.
        Agora, você já imaginou um duelo como esse nos dias de hoje? A troca de informações entre cientistas ainda existe, mas parece que eles deixaram de lado as exposições em praça pública e, hoje, utilizam simpósios, congressos, internet, fórum de discussões etc.

Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br

Garoto vítima de bullying

O canal australiano ACA (A Current Affair) entrevistou o gordinho Casey Heynes que ficou conhecido como Zangief Kid e se tornou um herói na luta contra o bullying.

O herói de muitas vítimas de bullying tem nome e dá uma lição de vida nesta entrevista, além de conselhos a aqueles que continuam sofrendo esta agressão física e psicológica nas escolas do mundo todo!

Nenhum conselho poderia ser mais nobre de um garoto de 15 anos, vítima de bullying desde a segunda série, que recebeu as costas dos amigos que tinha, do que ele incentivar aos outros que são vítimas que sejam fortes, e consola, terminando com a frase de que a escola não dura a vida toda. Esta escola não, mas as lições que a vida nos dá e que outras pessoas nos passam, duram pra sempre.

Parabéns pela coragem garoto! Com certeza, você já conta com muito mais do que 230 mil amigos!!!

Os pais que levam o filho à igreja, não vão buscá-lo na cadeia !!! ...

Os pais que levam o filho à igreja, não vão buscá-lo na cadeia !!! ...
E X C E L E N T E !!! ...
Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba.

1. A educação não pode ser delegada à escola.
Aluno é transitório.
Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar
o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento.
O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.
Não são todos que conhecem.
Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais.
Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome .
Se ela quiser comer, saberá a hora.
E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez
é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho
é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase:
"A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

12 de março: Dia do Bibliotecário



      O bibliotecário é o profissional que trabalha com a informação. As áreas onde pode atuar são amplas e diversificadas, incluindo bibliotecas, centros e serviços de informação que podem ser públicos ou privados. Cabe a esse profissional tornar a informação acessível aos usuários que necessitam de fontes para suas pesquisas, estudos, trabalho, entretenimento e tantas outras finalidades.

     A profissão é regulamentada por legislação específica, que assegura o seu exercício por pessoal graduado e devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia. Cabe ao Conselho Federal coordenar e orientar as atividades dos 14 conselhos no Brasil, compondo assim o Sistema CFB/CRB.
     As atividades desempenhadas consistem em utilizar métodos e técnicas baseados em padrões internacionais para processar essa informação e assim possibilitar a sua recuperação. O uso desses padrões é necessário para que o acervo existente em determinado local possa ser acessado pelos interessados, tanto de forma presencial, quanto remotamente. Nesse sentido, o desenvolvimento da informática e das tecnologias de comunicação contribui, decisivamente, para que o trabalho do bibliotecário seja facilitado, por meio do emprego de ferramentas que permitem maior velocidade e eficácia, assegurando melhores resultados.
     A principal atividade do bibliotecário é atender pessoalmente aos usuários e assim melhor compreender suas necessidades e interesses. Quanto maior o conhecimento do público alvo, melhores serviços podem ser oferecidos. E esse é um diferencial nas atividades desse profissional, que alia as técnicas às relações humanas e executa assim um trabalho completo e complexo.
     O cunho social da profissão apresenta uma faceta do bibliotecário como agente transformador da realidade, na medida em que há sua contribuição em ações que podem representar o resgate da cidadania da população de menor nível socioeconômico. Como exemplo, temos as bibliotecas públicas e comunitárias.
     No âmbito da educação, descortina-se uma vasta gama de atuação do bibliotecário que se insere na realidade do ensino, desde a fase infantil até a universitária. Na biblioteca escolar se dão os primeiros contatos do estudante com as inúmeras possibilidades de ampliação dos conteúdos apresentados em sala de aula. Nesse cenário, o bibliotecário atua em conjunto com professores e com toda a comunidade escolar para servir como mediador entre as fontes de informação e o aluno, por meio da inserção da biblioteca no projeto pedagógico da escola e representando a porta de acesso ao mundo do conhecimento a todos esses usuários.
     A inexistência de biblioteca na escola é inadmissível, porém essa é a realidade brasileira. Ante esse quadro de carência, o Sistema CFB/CRB trabalhou pela aprovação da Lei nº 12244/10, que determina a universalização da biblioteca escolar e garante a presença do bibliotecário.
     Com o advento dessa legislação, os diagnósticos apontam para uma vacância de cerca de 170 mil postos para bibliotecários no ensino público no Brasil. Visando suprir essa deficiência, o Sistema CFB/CRB firmou convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB Capes/MEC) para oferta do curso de Biblioteconomia na modalidade a distância, a fim de possibilitar que especialmente os alunos residentes fora das grandes cidades onde são oferecidos os cursos presenciais possam vir a ingressar.
     Diante de tantos desafios, é com grande alegria que o Sistema CFB/CRB cumprimenta os bibliotecários em seu dia, pois são esses os profissionais que têm uma missão tão ampla e tão importante para a sociedade.
   
 Texto de Nêmora A. Rodrigues, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, enviado ao Jornal Virtual.